segunda-feira, 29 de Dezembro de 2014 12:03h

ALMG é referência em prestação de serviços aos cidadãos

Cursos a distância, formação política de estudantes e orientação ao consumidor são exemplos de serviços prestados

Ampliando sua atuação e cumprindo seu compromisso de dar voz e poder ao cidadão, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais oferece diversos serviços à sociedade, por intermédio do Espaço Cidadania, da Escola do Legislativo e do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac). Em 2014, o Espaço Cidadania - composto por Procon Assembleia, Delegacia de Defesa do Consumidor, Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Internet Popular – realizou mais de 80 mil atendimentos, contabilizados até o dia 30 de novembro.

Desse total, a maior parte foi prestada pelo Procon Assembleia, em suas duas unidades: quase 60 mil. A efetividade da atuação do órgão é evidenciada pelo fato de, nas 6.458 audiências de conciliação realizadas até novembro deste ano, o índice de acordo ter sido de 76,76%.

O Procon promove ainda ações de educação ao consumidor, sendo que nesta área foram realizadas, em 2014, 226 palestras, atendendo a mais de 12 mil alunos.

Foram realizadas quase 100 pesquisas de preços de produtos e o órgão orientou, ainda, casas legislativas para a criação de seus próprios órgãos de defesa do consumidor, entre as quais as assembleias legislativas de Pernambuco e Paraíba e as câmaras municipais de Barroso, Bela Vista de Minas e Alvinópolis (Região Central do Estado), Minas Novas (Jequitinhonha), Caeté e Igarapé (RMBH), Verdelândia (Norte de Minas), Bueno Brandão e Córrego de Bom Jesus (Sul de Minas).

No Espaço Cidadania, foram realizados, ainda, 10.952 atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e 5.375 atendimentos da Internet Popular. A Delegacia de Defesa do Consumidor registrou 1.729 ocorrências nesse período, além de 3.121 atendimentos ao público.

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