sexta-feira, 11 de Setembro de 2015 13:00h

ALMG participa da campanha Setembro Amarelo

Palácio da Inconfidência recebe iluminação especial para estimular a reflexão sobre a prevenção ao suicídio

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participa do movimento Setembro Amarelo, que visa a estimular a prevenção ao suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos. Assim, a fachada do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo, ficará iluminada de amarelo até o final do mês. Esta quinta-feira (10/9/15) é o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.

Esse movimento é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e, no Brasil, uma das instituições que lidera essas ações de conscientização é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na área há mais de 53 anos.

O suicídio é tido como um problema de saúde pública mundial. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. No ranking elaborado pela OMS, o Brasil está na 113ª posição quando se consideram as ocorrências por 100 mil habitantes. Mas, em números absolutos, é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes - 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de suicídios no País.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.