segunda-feira, 4 de Junho de 2012 11:48h Gazeta do Oeste

ALMG vai debater papel da educação no combate ao crack

A Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta terça-feira (5/6/12), às 15h30, no Plenarinho III, audiência pública para debater o papel da educação no combate à droga e na reinserção social de seus usuários. A reunião foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT).

 

O deputado afirmou que não é possível pensar políticas públicas de redução do consumo da droga e de recuperação dos dependentes sem envolver a educação. “Ela está diretamente relacionada a pelo menos três dos eixos temáticos da comissão, que são prevenção, tratamento, reinserção social, repressão qualificada e financiamento ao enfrentamento”, enfatizou.

 

Paulo Lamac explicou que os estabelecimentos de ensino não só podem auxiliar na identificação do adolescente em risco social associado ao uso do crack, como também promover a capacitação profissional e a formação multidisciplinar do recuperando. “Contamos com os educadores para garantir a reinserção social desses sujeitos e para fomentar a mobilização dos estudantes em prol da prevenção”, ressaltou o parlamentar.

 

A Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack foi criada em 27 de março deste ano com o objetivo de elaborar um relatório, a partir dos debates, até o final de junho, com sugestões de políticas públicas para diminuir o consumo da droga em Minas Gerais. O documento deve ser encaminhado ao governador para orientar as ações e projetos do Estado.

 

Convidados – Foram convidados a participar da audiência o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz; o reitor da PUC-Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; o presidente da Comissão de Educação da ALMG, deputado estadual Bosco (PTdoB); o presidente do Conselho Nacional de Educação, Antônio Carlos Caruzo Ronca; a secretária de Estado adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires; a secretária Municipal de Educação, Macaé Maria Evaristo, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Monsenhor Lázaro de Assis Pinto; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Aurea Noá Lisboa Leão; o assessor de Prevenção às Drogas (Proerd/PMMG), o capitão da Polícia Militar Hudson Matos Ferraz Junior; e a coordenadora de Assuntos Comunitários da UFMG, Maria Célia Nogueira Lima.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.