segunda-feira, 17 de Novembro de 2014 05:02h

ALMG vai debater reconstrução da Igreja Santana do Morro

Audiência pública sobre o tema será realizada na próxima sexta (21), às 10 horas, na Câmara Municipal de Mariana

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover na próxima sexta-feira (21/11/14), às 10 horas, no município de Mariana (Região Central do Estado), audiência pública para debater a reconstrução da Igreja Santana do Morro. A reunião, que será realizada na Câmara Municipal (Praça Minas Gerais, 89, Centro), foi solicitada pela deputada Luzia Ferreira (PPS).

Edificada em 1712, a igreja foi desmontada no início dos anos 1970 por se encontrar em estado precário de conservação. O acervo foi cedido, com autorização do arcebispo local, para a empreiteira Mendes Junior. Após mobilização dos moradores e a intervenção do Ministério Público do Estado, as peças foram devolvidas à comunidade. No entanto, a reconstrução do patrimônio cultural ainda não foi concretizada.

De acordo com a assessoria da parlamentar, o que motivou a audiência é a necessidade de assegurar o restabelecimento do patrimônio, já tombado pelo Poder Público. A Prefeitura Municipal se comprometeu a fazer a reconstrução, no entanto, as obras ainda não foram iniciadas. Ainda de acordo com o gabinete da deputada Luzia Ferreira, a reunião busca o imediato início do processo, fixando, para tanto, um calendário de trabalho.

Convidados - Foram convidados a participar da reunião o prefeito de Mariana, Celso Cota Neto; o presidente da Câmara Municipal de Mariana, Bruno Mol Crivellari; o vice-presidente da Câmara Municipal de Mariana, Juliano Vasconcelos Gonçalves; o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan), Michele Abreu Arroyo; o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) Fernando Viana Cabral; o promotor de justiça coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda; o pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, Luiz Cláudio Vieira; o diretor do jornal "O Espeto", Leandro Henrique dos Santos; o presidente da Associação Comunitária do Bairro Morro Santana e Canela, Reginaldo de Souza Ferreira; e o presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Mariana, Edney do Carmo Silva.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.