quinta-feira, 12 de Maio de 2011 14:03h Assessoria Comunicaç?o AMM

AMM e prefeitos se reúnem com a bancada mineira

Com presença maciça dos prefeitos, a Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou nesta quarta-feira, 11, reunião com a bancada parlamentar mineira para encaminhar aos 26 deputados presentes a pauta de reivindicações dos municípios de Minas Gerais. O encontro, ocorrido na Câmara dos Deputados, fez parte da programação da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que termina nesta quinta-feira, 12.

 

 

O presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, reafirmou aos deputados a necessidade de unir forças em prol da causa municipalista. “A bancada mineira tem que trabalhar de forma unida para que possamos alcançar nossos resultados. E, no momento, nossas prioridades são a regulamentação da Emenda 29 e derrubada do veto dos royalties do pré-sal. Independentemente de partido, é necessário que todos se unam de forma firme e coesa em defesa das nossas propostas”, salientou.

 

Além de cobrar atenção especial dos parlamentares mineiros na aprovação de projetos de interesse dos municípios, ficou definido que será formada uma comissão de prefeitos para acompanhar o trabalho da bancada de Minas Gerais no que se refere às propostas apresentadas.

 

 

A sugestão partiu do prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, e foi prontamente aceita pelos deputados. “Essa comissão vai aproximar os prefeitos dos deputados e servirá para acompanhar a demanda dos municípios”, comentou Mendes. “Faremos dessa comissão um grande fórum de debate de interesse dos municípios de Minas e manter a interlocução permanente para acompanhar questões prioritárias”, complementou Ângelo Roncalli.

 

 

O deputado Domingos Sávio enalteceu a mobilização dos prefeitos e assegurou que a bancada do Estado está atenta às necessidades municipalistas. “Parabenizo a iniciativa de vir a Brasília trazer propostas e cobrar. Tenho a certeza de que os 53 deputados mineiros têm uma única causa que é trabalhar para Minas Gerais. Temos que ter uma união da forma como está aqui e bancada mineira tem que começar a se organizar como um grande partido”, destacou.

 

 

Emenda 29 e royalties

 

Novamente, o empenho dos deputados para a regulamentação da Emenda 29 foi mencionado pelos prefeitos mineiros. E, de acordo com o deputado Marcus Pestana, a “novela” está próxima do fim.  “Houve um acordo entre todos os partidos e a Emenda 29 será colocada em votação ainda em maio ou no mais tardar em junho”, garantiu.

 

 

Outra questão debatida, no segundo dia da Marcha, foram os royalties do petróleo. A matéria seria apreciada nesta quarta-feira, mas os deputados adiaram a sessão. Com isso, formou-se uma comissão, da qual Ângelo Roncalli fez parte. Esta comissão se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney, para cobrar um posicionamento da Casa em relação à derrubada do veto. O imbróglio impede que todos os municípios brasileiros sejam beneficiados com a extração em território brasileiro.

 

“É necessário e urgente derrubar o veto para haver uma distribuição mais justa dos royalties. Contudo, somente a reforma tributária justa vai resolver os problemas do país”, ponderou Acácio Mendes, vice-presidente da AMM e prefeito de Passa Quatro.

prefeitos, reunem, bancada, mineira

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.