terça-feira, 17 de Novembro de 2015 12:33h

Ao fazer 45 anos, Sinmed-MG é homenageado pela Assembleia

Plenário do Legislativo mineiro promoveu Reunião Especial na última sexta (13) para prestigiar diretoria da entidade

No aniversário de seus 45 anos, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Especial com essa finalidade foi realizada no Plenário, na última sexta-feira (13/11/15), atendendo a requerimento do deputado Geraldo Pimenta (PCdoB). A presidente da entidade, Amélia Maria Fernandes Pessôa, recebeu do Legislativo uma placa alusiva a homenagem.

Geraldo Pimenta cumprimentou a atual diretoria, fazendo sua saudação “a todos esses fazedores do amanhecer, fazedores de uma saúde digna, de um País justo e de uma Minas com liberdade”. Ele destacou que, nesses 45 anos de atuação, o sindicato tem cumprido um papel fundamental para a categoria médica, na valorização desse trabalho, na defesa de melhores salários, na formação e educação dos profissionais e na prática médica humana e ética.

O parlamentar, que também é médico, colocou o Parlamento mineiro à disposição do sindicato e de outras entidades médicas, que congregam os 47 mil médicos atuantes no Estado. “Vamos de mãos dadas nas lutas pela regulamentação da carreira médica de Estado, por melhores salários e condições de trabalho e por uma assistência à saúde decente”, solidarizou-se.

Antigos presidentes - Agradecendo à homenagem, a presidente Amélia Fernandes Pessôa, lembrou os nove presidentes que a antecederam na entidade, criada em 11 de junho de 1970. E enfatizou momentos marcantes da trajetória do sindicato. “Em julho de 1987, o sindicato belo-horizontino ampliava sua base territorial para todo o território de Minas Gerais, hoje presente em 729 municípios”, registrou.

Amélia Pessôa qualificou como moderno, transparente e atuante o sindicalismo praticado pelo Sinmed-MG. “Ao lado da defesa do trabalho médico, o sindicato sempre esteve presente na busca de uma saúde pública de mais qualidade, contribuindo de forma efetiva para a construção e consolidação do SUS”, afirmou.

Representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), pronunciou-se o deputado Rogério Correia (PT). Ele lembrou que, como sindicalista, acompanhou muito o Sindicato dos Médicos, especialmente no fim dos anos 1970 e em toda a década de 1980. “Sabemos a importância que Sinmed-MG teve, com os demais sindicatos de Minas, na organização dos trabalhadores do estado. É uma honra fazer parte desta homenagem”, ressaltou.

Correia também destacou a atuação da entidade em outras frentes, como no campo do atendimento médico e na área de gestão e estrutura, “contribuindo para que os que trabalham na atividade sejam respeitados e valorizados e para um sistema de saúde de qualidade para todos”.

Placa e vídeo - Ao final da reunião, os deputados Geraldo Pimenta e Rogério Correia entregaram à Amélia Fernandes Pessôa uma placa alusiva a homenagem. Em síntese, a placa aborda em seus dizeres a importância do sindicalismo para a construção da cidadania e do Sinmed-MG para a conquista de condições dignas para o exercício da profissão e de um sistema de saúde melhor para todos. Foi ainda apresentado um vídeo sobre a história de 45 anos do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.