quinta-feira, 7 de Janeiro de 2016 11:17h Atualizado em 7 de Janeiro de 2016 às 11:20h. Agência Minas

Aplicativo que oferece serviços da administração estadual pelo celular será ampliado

MG App, criado para dispositivos móveis, facilita e agiliza o acesso a informações e serviços, com conteúdo disponível na ponta dos dedos

Reunir os serviços estaduais em uma só plataforma. Esta é uma das propostas do aplicativo MG App, que acaba de ser disponibilizado pelo Governo de Minas Gerais para utilização pelo cidadão em celulares e outros dispositivos móveis. Disponível para os sistemas Android e iOS e, até o fim de janeiro, para Windows Phone, a ferramenta surge com uma gama de serviços públicos e promete novas versões, a cada quatro meses, com incorporação de mais funcionalidades a cada atualização.

O diferencial da ferramenta está, justamente, em sua praticidade. "Com apenas um cadastro, o cidadão pode acessar os serviços da Copasa, Cemig e Detran/MG. Não é mais necessário digitar o CPF várias vezes, realizar diversos cadastros. Basta um registro e já é possível consultar tudo", observa o superintendente de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz. "O MG App está alinhado ao principal meio que a população, hoje, tem utilizado para serviços e comunicação de forma geral. Com isso, o Governo está mais próximo do cidadão", complementa.

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), sob a coordenação da Seplag.

 

Facilidade

Um recurso bem prático, por exemplo, para condutores que utilizam serviços relacionados à situação dos veículos. Por outros meios, era obrigatório digitar o número do ‘chassi’ a cada nova consulta. Como o documento do automóvel nem sempre está por perto, era comum a demora para conseguir acessar a informação desejada, ou mesmo que o cidadão desistisse no meio do processo.

"O MG App já cadastra o chassi na primeira inserção. No momento em que uma nova consulta for realizada, não haverá necessidade de redigitar. A funcionalidade foi inserida no aplicativo a partir de demandas e reclamações já reportadas por usuários", explica o superintendente.

Outros atributos que se encontram ao alcance da população no MG App são os recursos: "Fale aqui" (espaço para ampliar a comunicação com a administração estadual); "Unidade de atendimento" (para consultar a localização e até mesmo avaliar o serviço prestado nas unidades); e "Servidor Público Estadual". Neste último, o trabalhador tem a opção de verificar o seu contracheque, com a mesma senha exigida no Portal do Servidor.

 

Em breve

Entre as funcionalidades que serão acrescentadas está a consulta ao IPVA, recurso que estará disponível ainda neste mês de janeiro. Já o serviço da Delegacia Virtual entra nos planos para a atualização nos próximos quatro meses.

Além disso, também pretende-se incorporar a “Caixa Postal Notificadora”. Segundo informações da Seplag, esta opção será utilizada pelo cidadão, inicialmente, para recebimento de mensagens do Detran/MG de interesse de cada usuário, como notificações sobre vencimento da Carteira de Habilitação. Em um segundo momento, será possível o recebimento de informações sobre todos os demais serviços disponíveis no aplicativo.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.