segunda-feira, 3 de Setembro de 2012 11:35h Gazeta do Oeste

Após intoxicação, Anvisa suspende cosmético com suspeita de formol

A Anvisa suspendeu em todo país a venda e o uso do cosmético Alinhamento Amarula, da empresa John Hair, por suspeita de conter formol em sua composição.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu em todo país a venda e o uso do cosmético Alinhamento Amarula, da empresa John Hair, por suspeita de conter formol em sua composição. A suspensão ocorre após denúncia de intoxicação grave pela aplicação do produto nos cabelos de uma pessoa em Minas Gerais. A denúncia foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde que determinou a interdição cautelar e suspensão da comercialização e uso do produto. O cosmético pertence ao lote 01-01/10 e foi fabricado em agosto do ano passado.  

 

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira. De acordo com a publicação, o produto Alinhamento Amarula não estava registrado na Anvisa e a empresa John Hair, com sede em Curitiba, não tinha autorização de funcionamento. A agência também proibiu a fabricação, a distribuição e a divulgação dos produtos da marca em todo o país. A resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Desde 18 de junho de 2009, a venda de formol em alisantes de cabelos é proibida pela Anvisa. A exposição ao formol pode levar ao desenvolvimento de câncer na boca, nas narinas, na garganta, no pulmão, no sangue e na cabeça.

 

 

 

 

 

 

EM

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.