segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011 00:00h

Após saída de fim de ano, 156 presos estão foragidos

Ao todo, 226 não cumpriram prazo para retorno.
Balanço foi divulgado nesta segunda-feira (17).
Do G1 MG

Cento e cinquenta e seis presos que tiveram direito à saída temporária em dezembro ainda não retornaram ao presídio, de acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, que divulgou balanço nesta segunda-feira (17). Ao todo 226 não se apresentaram no prazo determinado pela Justiça, só que 73 foram recapturados no cometimento de outro crime ou se apresentaram espontaneamente fora da data, segundo a secretaria.

Em Minas, 3.826 presos condenados de 117 unidades prisionais receberam o benefício de saída temporária no mês de dezembro e tiveram a chance de passar as festas de 2010 junto a suas famílias. O benefício é concedido pela Justiça aos presos do regime semiaberto e aberto após avaliação psicossocial e observado o cumprimento obrigatório de um 1/6 da pena ou 1/4 em caso de reincidência.

Em nota enviada pela secretaria, o superintendente de atendimento ao preso, Guilherme Augusto de Faria Soares, afirma que o índice de retorno é significativo e pode ser atribuído ao trabalho de avaliação do preso feito por uma comissão dentro das unidades e informado ao juiz responsável pela execução das penas.

O estado tem atualmente 37 mil presos, entre condenados e provisórios, abrigados nas unidades prisionais administradas pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social(Seds). Outros 10 mil estão em delegacias da Polícia Civil.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.