sábado, 30 de Abril de 2011 12:32h Atualizado em 30 de Abril de 2011 às 12:39h. Ag?ncia Minas

Apresentadora Xuxa faz visita ao programa Valores de Minas

A presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha, recebeu, nesta sexta-feira (29), Xuxa, que preside há 22 anos a Fundação Xuxa Meneghel.

BELO HORIZONTE (29/04/11) - A presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha, recebeu, nesta sexta-feira (29), Xuxa,  que preside há 22 anos a Fundação Xuxa Meneghel, voltada para projetos sociais e campanhas nacionais em defesa dos direitos da infância.

 

Após visita ao Memorial Minas Gerais, parceria entre o Governo do Estado e a Vale que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, Xuxa foi recebida pela presidente do Servas no  Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, no bairro Horto em Belo Horizonte onde funcionou uma unidade da Febem, para conhecer de perto os projetos sociais de Minas e trocar experiência sobre futuros projetos, parcerias e campanhas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes.

 

Xuva conheceu as atividades do Programa Valores de Minas, o primeiro núcleo a integrar o Plug Minas, inaugurado em junho de 2009.  “É um espaço muito bem utilizado, e os jovens têm muita garra. Tem um mês só que estão ensaiando e a apresentação foi linda. Esta visita serve de exemplo, eu vim conhecer, vim aprender, imaginar coisas para a minha fundação. É incrível poder dar isso para os jovens, essa oportunidade, esse carinho que é tão evidente aqui”, disse a apresentadora após ser recebida pelos jovens, com apresentação de música, dança e dos tambores do Valores de Minas.

 

A presidente do Servas,  Andrea Neves da Cunha, destacou a importância da visita da Xuxa ao Programa Valores de Minas. “A presença dela aqui, entre nossos jovens, é uma gesto de afeto e delicadeza. Ela é uma pessoa presente no imaginário de milhares de pessoas, e veio aqui admirar e fortalecer o esforço de cada uma. Sua presença alimenta ainda mais os sonhos de cada um dos nossos jovens”, disse.

 

Plug Minas

 

Nos núcleos do Plug Minas, estudantes de 14 a 24 anos do ensino médio de escolas da rede pública do Estado desenvolvem competências e atividades para lidar com os mais variados aspectos da tecnologia e da cultura digital. No espaço, os jovens participam de atividades educacionais totalmente gratuitas, como produção de áudio, vídeo, design gráfico, empreendedorismo, teatro, dança, desenvolvimento de games, entre outros.

 

O Projeto Estruturador Plug Minas ocupa espaço de 70 mil metros quadrados e cada um dos núcleos já instalados é mantido por parceiros da iniciativa privada e, atende, a cada ano, cerca de 3 mil pessoas, entre jovens e professores como o Oi Kabum, Empreendedorismo Juvenil, Sebrae e Inove – Jogos Digitais.

 

Valores de Minas

 

O primeiro núcleo do Plug Minas, o Valores de Minas, foi criado em 2005 pelo Governo de Minas e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para oferecer a estudantes da rede pública oportunidades de crescimento por meio de oficinas artístico-culturais de teatro, circo, dança, música e artes plásticas. Os mais de 500 jovens selecionados a cada ano recebem mochila, uniforme, vale-transporte e refeições. Na primeira e na segunda, os alunos frequentam as oficinas de artes oferecidas e se concentram na área de seu maior interesse. Na última etapa, criam um espetáculo que integra todas as linguagens estudadas.

 

Ao final de cada ano as atividades culminam com um espetáculo multicultural, que tem a participação de todos os jovens, desde o roteiro até a trilha musical e adereços. Já atendeu mais de 3.500 pessoas, entre estudantes, multiplicadores e ex-alunos que fizeram o curso de extensão. Até 2010, foram apresentados seis espetáculos, “Delírio Barroco”, “Estrada dos Sonhos”, “Opara”, “Sempre Alegre Miguilim”, “Metrópole” e o “Herói e Armadura”, aplaudidos por mais de 30 mil pessoas, elogiados pelo público e crítica.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.