segunda-feira, 27 de Agosto de 2012 16:28h Gazeta do Oeste

Arquidiocese de Uberaba, MG, se prepara para Jornada Mundial

 Jovens de várias cidades, que pertencem à Arquidiocese de Uberaba, no Triângulo Mineiro, participaram do Domingo Jovem, nesse dia 26. Essa foi a primeira etapa de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em 2013, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI e deve reunir representantes de mais de 190 países. Os participantes foram divididos em dois pontos, um na área Pastoral Santa Edwiges e outro na Paróquia da Ressurreição, que recebeu mais de 100 participantes.

 

 

No evento, os jovens contaram com músicas, orações e brincadeiras, além de refletirem sobre o tema família. Divididos em grupos, eles debateram, criaram conceitos e apresentaram desafios. “Nós discutimos sobre a fortaleza que os pais têm que ser para os filhos, mas colocamos em questão também quando os filhos têm que ser a fortaleza para os pais. Porque os pais também estão sujeitos a momentos de fraqueza e de precisar de um amparo”, afirmou o universitário Luan Moreno.

 

 Depois foi a vez de ouvir quem está em outro papel. Os empresários César Fernandes dos Santos e Luciana Ferreira dos Santos estão casados há sete anos, têm dois filhos e deram testemunho de como é ser pai e mãe. “Se tudo fosse um ‘botãozinho’ que a gente apertasse e descobrisse o que se passa na cabeça dos nossos filhos era bem mais fácil, mas como não é dessa forma temos que tentar aprender descobrindo”, explicou César. “Eles, como filhos, reclamam um pouquinho, mas se a gente fala para trocar as posições aí essa experiência é boa para reflexão”, completou Luciana.

 

 

A proposta do treinamento é mais do que espiritual. É possível também desenvolver habilidades, como a organização. “Queremos mandar mais jovens, que estarão com mais força para a Arquidiocese de Uberaba e Pastoral da Juventude e ficar cada vez mais unidos”, contou o universitário Luis Felipe Bertoldi.

 

 A estudante Cláudia Andrade de Paula já vestiu o desafio e agora sonha com a oportunidade de representar Uberaba e Minas Gerais no evento internacional. “Eu estou muito ansiosa para ir para a Jornada porque, além de ser o maior evento religioso do mundo, a gente vai conhecer jovens do mundo inteiro e ainda o Papa”, enfatizou.

 

 

Estão na programação mais dois encontros preparatórios, um dia 23 de setembro e outro dia 21 de outubro. No dia 11 de novembro será realizado um evento regional com todas as paróquias das cidades que fazem parte da Arquidiocese de Uberaba. “O tema do próximo encontro será: o jovem e a sociedade; e o outro será: o jovem, a sociedade e a família, tudo junto, porque não tem como nós separarmos. No projeto nós separamos, porém, eles precisam se conscientizar para estarem juntos”, destacou o padre José Bezerra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

G1

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.