quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011 00:00h

Artesãs mineiras buscam novos materiais para conquistar clientes

Mais 30 produtos feitos com algodão tingidos com corante natural serão lançados em São Paulo

Artesãs do Vale do Urucuia (noroeste de Minas Gerais) desenvolvem novos produtos com matérias-primas naturais para conquistar fabricantes de calçados e bolsas durante o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes. No evento, as mineiras irão apresentar um mostruário com mais de 30 tipos de acessórios de algodão tingidos com corantes extraídos de sucatas de ferro, frutas do cerrado e plantas da região. O Inspiramais será realizado de 1º a 3 de fevereiro, em São Paulo.

Para participarem do evento, as artesãs, que integram o projeto Pólo Veredas, apoiado pelo Sebrae-MG e pela ONG Central ArteSol, receberam consultorias do estilista Jefferson de Assis. Elas foram orientadas sobre as tendências de cores e acessórios que estarão na próxima coleção do Verão 2012 .

Entre as novidades estão os fios de algodão tingidos com 12 corantes ecologicamente corretos de cores que terão lugar nas vitrines, como o amarelo, feito com serragem de Moreira (planta da região); o violeta, da mistura da casca e da folha do eucalipto; o rosa nude, da serragem do Ipê; e o verde claro, da folha de manga com a serragem da Moreira.

Os abrolhos, técnica manual de amarrações e nós com as linhas de algodão, também foram desenvolvidos especialmente para se adequarem às bolsas femininas e cair no gosto dos fabricantes.

Os penduricalhos continuam em alta. Por isso as tricoteiras do polo criaram uma linha de enfeites coloridos em formato de bolas, botões e flores. Os acessórios compõem alças e personalizam ainda mais as bolsas.

As artesãs participam pela terceira vez do Inspiramais. Elas fazem parte de cinco associações dos municípios de Riachinho, Uruana, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia e Bonfinópolis de Minas que integram a rede de produção – tingimento, fiação, tecelagem – do projeto Pólo Veredas. Parceiro na iniciativa, o Sebrae-MG oferece capacitações para profissionalizar e melhorar a qualidade dos produtos. As artesãs recebem treinamentos nas áreas de design, associativismo, empreendedorismo, acesso ao mercado e gestão.

Inspiramais
Para conhecer as novidades do mercado, 30 empresários mineiros do setor calçadista de Nova Serrana e Belo Horizonte, apoiados pelo Sebrae-MG, irão participar da missão empresarial ao Inspiramais.

O evento irá reunir mais de 100 empresas e deverá receber 3 mil visitantes nacionais e internacionais ligados ao mercado da moda que buscam materiais para incrementar as futuras coleções. Durante o Salão serão realizadas palestras e workshops sobre design e inovação. O Inspiramais é promovido pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.