segunda-feira, 3 de Novembro de 2014 05:27h

Assembleia debate fechamento de empresa em Ouro Preto

O objetivo da reunião é discutir consequências do encerramento das atividades da fábrica Novelis no município

Debater as consequências do fechamento da fábrica de alumínio primário da Novelis, instalada em Ouro Preto (Região Central). Esse é o objetivo de uma audiência pública que será promovida pela Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na quarta-feira (5/11/14), às 14 horas. A reunião será na Câmara Municipal da cidade (Praça Tiradentes, 41, Centro, Ouro Preto). O pedido para a audiência é do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

A Novelis anunciou, em 16/10/14, que encerrará suas atividades, em Ouro Preto, até dezembro. A decisão, segundo reportagem do Diário do Comércio, representará o fechamento de 350 postos de trabalho e o fim da produção de 18 mil toneladas por ano de tarugos (peças metálicas). De acordo com o deputado Celinho do Sinttrocel, a Comissão de Trabalho “tem o dever de colaborar na busca de soluções que equacionem o problema e defenda os interesses dos trabalhadores”.

A fábrica, inaugurada em 1934 em Ouro Preto e adquirida pela companhia em 1950, chegou a ter três mil trabalhadores na década de 80. Com o fechamento da unidade mineira, a empresa permanecerá no País com as atividades de laminação nas cidades de Pindamonhangaba e Santo André, ambas em São Paulo.

Convidados – Receberam convite para participar da reunião o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho; o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Leonardo Edson Barbosa; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos; o governador eleito de Minas, Fernando Pimentel; o diretor de Política Sindical do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Julião, Roberto Wagner Carvalho; o assessor de Formação e Política da Federação Sindical e Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Minas Gerais, Geraldo de Araújo Silva; e o gerente-geral da Planta da Novelis do Brasil Ltda., em Ouro Preto, João Bosco Costa.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.