quinta-feira, 27 de Agosto de 2015 12:40h

Assembleia e Governo de Minas recebem missão portuguesa

Presidente da ALMG, ao lado do governador, participou de assinatura de protocolo de cooperação com cidade de Ourém

Ao lado do governador Fernando Pimentel, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, da assinatura de um protocolo de cooperação técnica com o município português de Ourém, representado pelo presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Paulo Fonseca.

A parceria busca integração cultural, acadêmica, turística, econômica e desportiva e a criação de uma agenda para formulação e implementação de políticas públicas através de trocas de experiências de planejamento, gestão e execução de programas de fomentos sociais e econômicos. Além do protocolo de intenções assinado nesta quarta-feira (26/8/15) entre o Governo do Estado, a ALMG e o município de Ourém, foi assinado também um Termo de Irmanamento entre as cidades de Ourém e Ouro Preto, com a participação do prefeito José Leandro, daquele município da região Central de Minas.

O presidente da ALMG destacou a importância de se estreitar o relacionamento entre Portugal e Minas Gerais, observando que Minas tem a mesma vocação para o turismo religioso, que é também marca da cidade de Ourém, onde se situa a localidade de Fátima, um dos principais destinos turístico-religiosos da Europa. “É importante aumentar os laços comerciais e os laços de amizade e cooperação que nos unem”, disse Adalclever, ressaltando que a parceria facilitará a troca de investimentos de Portugal em Minas Gerais e de Minas em Portugal. “E a Assembleia Legislativa ajuda a construir esse relacionamento, pra geração de emprego e renda”, finalizou.

Para o português Paulo Fonseca, Portugal e Brasil precisam cultivar seu passado comum. “Somos uma comunidade de afeto, mas, apesar disso, a balança comercial entre Portugal e Minas Gerais é quase nula”, lamentou, observando que Minas é o Estado mais português do Brasil e que das esquinas de Ouro Preto se sobressai esse passado. Segundo ele, este é o momento certo para Minas e Portugal reforçarem seus laços afetivos e comerciais, forjando parcerias que trarão benefícios fiscais e desenvolvendo projetos que favorecerão ambas as partes.

Também participaram da comitiva portuguesa o deputado da Assembleia Nacional Portuguesa Antônio Ribeiro Gameiro, do PS, mesmo partido de Paulo Fonseca, além de outras autoridades e empresários. Segundo o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, a missão empresarial ao Brasil enquadra-se na política de internacionalização e captação de investimentos e inclui ainda o município paulista de Barueri.

A cidade - Ourém é sede de um município português com 416,68 km² de área, subdividido em 13 freguesias. Existem duas localidades no município de Ourém com a categoria honorífica de cidade: Fátima e Ourém. Pertencente ao Distrito de Santarém (região Centro, sub-região do Médio Tejo), tem cerca de 13 mil habitantes. Cidade próspera, conta com atrativos turísticos históricos, como um castelo, mas é também moderna, com extensas avenidas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.