quinta-feira, 19 de Setembro de 2013 10:51h

Assembleia Legislativa realiza Encontro Estadual sobre mobilidade urbana

Especialistas vão abordar assuntos como planejamento urbano, boas experiências de gestão e transporte público.

Desafios do planejamento urbano, gestão e planejamento em mobilidade, cidades inteligentes e sustentáveis, transporte coletivo. Esses são alguns dos temas a serem tratados na Etapa Estadual do Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com instituições da sociedade civil, que será realizado na próxima quinta e sexta-feira (19 e 20). O evento, considerado o ponto alto do fórum técnico, é coordenado pelo presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado estadual Paulo Lamac.

 

A construção dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana será um dos pontos discutidos durante o evento. A Lei Federal 12.587, de 2012, determina que os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar seus Planos Municipais de Mobilidade até 2015, sob pena de ter restrição de acesso aos recursos federais. “De forma pioneira no país, o Fórum Técnico vem discutir a legislação para auxiliar os municípios mineiros, que deverão compreender em profundidade a dimensão deste desafio”, explica Lamac.

 

Exemplos - As experiências do Rio de Janeiro em mobilidade sustentável também serão relatadas, como o uso da bicicleta que passou a fazer parte deste movimento de modernização como um modal de transporte para curtas distâncias, servindo como alimentador das redes de transporte de massa. Com uma malha cicloviária de 320 km, distribuídos em todas as regiões do município, possibilita que o ciclista saia de casa pedalando ou alugue uma bicicleta, estacione em um dos bicicletários disponíveis nos BRT’s, metrô, rodoviárias, trens e barcas, e siga o seu trajeto no transporte coletivo, evitando assim o uso do carro.

 

Projeto de lei – Será apresentada pela Assembleia Popular Horizontal uma proposta de projeto de lei, de iniciativa popular, que trata da tarifa zero no transporte público. Em relação à questão da transparência,  a Assembleia Popular Horizontal destaca que a população deve ter acesso a todas as informações sobre o sistema, como custo, planilhas, financiamento.

 

Atividades – Lançado em fevereiro deste ano, o fórum está sendo marcado por diversas etapas. A Consulta Pública proporcionou contribuições online sobre os temas do fórum. O Ciclo de Debates, por meio de palestras, explicou os conceitos de mobilidade urbana e de cidades inteligentes. Dois encontros de regiões metropolitanas (do Vale do Aço e de Belo Horizonte), permitiram que a população discutisse e votasse propostas que contemplam a realidade dessas regiões. Agora, a Etapa Estadual terá a entrega das propostas e divulgará experiências nacionais e internacionais de mobilidade urbana.

 

Evento: Encontro Estadual sobre mobilidade urbana
Local: Plenário da ALMG
Dias: 19 e 20 de setembro (9h às 18h)

 

Informações:
Comunicação - Dep. Estadual Paulo Lamac (Philippe ou Irma)
8705-9248 / 2108-5455

assembleia, legislativa, realiza, encontro, estadual, sobre, mobilidade, urbana

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.