segunda-feira, 23 de Novembro de 2015 10:51h Agência Minas

Assentados da Reforma Agrária se reúnem em Encontro Estadual na RMBH

O objetivo é debater ações para o desenvolvimento da produção nos assentamentos de trabalhadores rurais sem terra

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, participou nesta sexta-feira (20/11), em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte, da abertura oficial do I Encontro Estadual dos Assentados do Movimento dos Sem Terra de Minas Gerais. Durante dois dias (21 e 22), cerca de 200 trabalhadores rurais, de 22 assentamentos de várias partes do Estado, vão debater ações para o desenvolvimento da produção nestas áreas.

Ao saldar os participantes do encontro, Glenio Martins ressaltou que a produção da reforma agrária está inserida nas principais cadeias produtivas de Minas Gerais, como a de leite, de café e de cana-de-açúcar.

“Estamos diante de um dos movimentos sociais mais importantes do Brasil e da América Latina. É fundamental que o Estado amplie o diálogo com os trabalhadores rurais sem terra”, disse Martins.

A coordenadora do setor de produção do MST da Zona da Mata, Maíra Santiago, afirma que é preciso melhorar a infraestrutura nos assentamentos para ampliar a produção de alimentos. “Tem assentamentos de mais de 10 anos de existência que ainda não possuem estrada, falta água e moradia”, explica.

Paulo Sérgio Barbosa Oliveira é do assentamento Aroeda, o mais antigo do MST em Minas Gerais. Localizado em Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, o assentamento foi criado em 1988 e abriga hoje mais de 60 famílias. “Lá nós produzimos feijão, leite, cachaça e farinha. Nossa esperança é de melhor cada vez mais”, disse Oliveira.

O evento é resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

 

Créditos: Omar Freire/Imprensa MG

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.