terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013 11:32h Comunicação Incra/MG

Assentados de Minas graduam-se em Pedagogia pelo Pronera

Quarenta e um assentados do Norte de Minas Gerais recebem, nesta segunda-feira (25), às 20h, seus diplomas da licenciatura em Pedagogia, Educampo, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O curso foi possibilitado pelo convênio firmado, em 2007, entre o Incra/MG, por meio do Pronera, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior no Norte de Minas (Fadenor) e a Unimontes no valor total de R$1,1 milhão.

         O curso de nível superior foi oferecido a estudantes de assentamentos rurais em uma turma criada com este propósito. Durante a formação dos pedagogos foram articuladas a teoria das salas de aula com as experiências e necessidades do campo.

         O graduando Jairo Ramos Ferreira, morador do assentamento Nova Nazareth, em Pintópolis (MG), ressalta a importância social do curso. “A educação não pode estar desassociada do ser humano. Espero enfrentar os desafios da comunidade para mudá-la. Quando a gente adquire conhecimento, o primeiro lugar que pensamos é onde a gente mora”. Para o formando, a graduação tem importância afetiva e social. “A faculdade permitiu uma ressignificação do que represento na sociedade”, avalia.

         “O Educampo propôs o desenvolvimento de um trabalho de formação humana e intelectual, em que os acadêmicos puderam integrar a pesquisa e o ensino, por meio da teoria e da prática, estimulando a construção do conhecimento”, descreveu a coordenadora pedagógica Maria Aparecida Queiroz.

         O Programa Nacional de Educação no Campo (Pronera) do Incra capacita educadores, para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias. “O Pronera foi uma parceria com total influência para chegarmos neste dia. Hoje é uma das maiores vitórias da minha vida”, comemora Irene Cardoso, moradora do assentamento Logradouro, em Riachinho (MG).
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.