terça-feira, 3 de Maio de 2016 13:03h Agência Minas

Atuação das forças de resgate no desastre de Mariana é tema de seminário e exposição

Evento reunirá órgãos que deram a primeira resposta no socorro às vítimas do rompimento da barragem, como Bombeiros, PM e Defesa Civil, entre outros

O desastre ambiental de Mariana será tema de seminário e mostra fotográfica organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O evento “Paisagens que Transformam” integra a Semana Nacional de Museus e vai reunir, pela primeira vez, em Belo Horizonte, bombeiros, especialistas da área de segurança e outros agentes envolvidos nas operações para debater a atuação dos órgãos e as implicações sociais e políticas da tragédia.

O seminário, que é aberto à população, reunirá todos os órgãos que deram a primeira resposta ao desastre, como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil, Ministério Público, dentre outros. Haverá também um segundo momento, que abordará a reconstrução após o desastre, com representantes do direito ambiental, da psicologia e de moradores da região de Mariana que foram afetados pelo rompimento.

 

 

 

Mostra fotográfica

A exposição fotográfica retratará a percepção dos bombeiros e policiais que estiveram nas operações e também o antes e o depois dos ambientes afetados pela lama, mostrando a transformação da paisagem. A sala da exposição estará ambientada cenograficamente com objetos que remetem ao desastre em Mariana.

O Museu dos Militares Mineiros (MMM) é dedicado à memória da atuação dos Bombeiros e Policiais de Minas Gerais. A Semana de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), traz como tema, em sua 14ª edição “Museus e Paisagens Culturais”.

A temática reforça o caráter sociocultural dos museus e propõe que estas instituições abram seus horizontes para seus ambientes externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.