quinta-feira, 7 de Maio de 2015 14:03h

Autoridades marcam a abertura do 32º Congresso Mineiro de Municípios

Posse do novo presidente da AMM, Antônio Júlio, será realizada amanhã, no Expominas

Mais de 5 mil pessoas participaram do primeiro dia do 32º Congresso Mineiro de Municípios, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas. O maior evento da instituição acontece até a próxima sexta-feira, 8 de maio, e reúne prefeitos, servidores e parlamentares para debaterem diversas questões em prol das causas municipalistas. Na programação de amanhã, 7 de maio, o destaque é a posse do novo presidente da AMM, o prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio de Faria. A solenidade está marcada para as 18 horas.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da AMM e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, despediu-se do cargo defendendo a descentralização das políticas públicas e maior autonomia às prefeituras. “O município fica refém das exigências e ações concebidas pela Federação. Isso causa morosidade e gestão ineficiente. As prefeituras possuem as melhores condições para gerir os programas que hoje estão nas mãos dos tecnocratas de Brasília”.

A abertura do evento contou ainda com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que destacou a importância de qualificar os gestores públicos para uma administração eficiente. “Os governos servem para resolver os problemas da população, o que implica em criar um consenso para oferecer serviços de qualidade com transparência e compromisso”.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também presidente da FNP, disse que a tarefa do chefe do executivo municipal está cada vez mais difícil. O fato se dá devido ao volume de exigências e cobranças. “Um caminho para melhorar esta administração está nas parcerias institucionais e entre municípios. Para uma gestão mais transparente e honesta é preciso ampliar o canal de comunicação com o cidadão”.

O primeiro dia de evento também foi marcado pela cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevêdo e pela quinta edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela AMM e chancelado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ).

Programação

Em uma iniciativa pioneira da AMM, durante o Congresso foram lançados os Conselhos Representativos de Prefeitos, que têm por objetivo debater os pontos de maior dificuldade na gestão municipal, propiciar a integração e articulação política e buscar possíveis soluções para as cidades. Os comitês, formados por dez prefeitos e parlamentares, são divididos em seis temas centrais: Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Governança.

A programação conta ainda com salas técnicas que abordam diversos temas relacionados à gestão municipal. Paralelamente, também será realizada a 1ª Conferência Internacional e Mostra Interativa sobre Mobilidade e Regeneração Urbana, que apresentará exemplos de sucesso de municípios portugueses e a aplicabilidade dessas soluções aos municípios mineiros.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.