sexta-feira, 14 de Março de 2014 06:21h

Beneficiárias do Ipsemg participam de curso para Gestantes em Belo Horizonte

A ação é realizada periodicamente no Centro de Especialidades Médicas. O próximo encontro está previsto para o mês de junho.

Aos sete meses da primeira gestação, Daniela Fernanda de Viegas Arouca, 32 anos, está mais segura e confiante após participar do curso para Gestantes no Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Belo Horizonte. A capacitação, realizada nesta quinta-feira (13/03), teve como objetivo orientar as beneficiárias do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) quanto à gestação, pós-parto e cuidados com o bebê.

Na oportunidade, as futuras mães conheceram as primeiras características que os recém-nascidos possam apresentar e como lidar com estas sem desespero. O pediatra José Geraldo de Faria alertou sobre a importância da amamentação nos seis primeiros meses, a realização do teste do pezinho entre o terceiro e o quinto dias de vida da criança e esclareceu dúvidas. “Será com a chegada do bebê que mães e acompanhantes poderão viver a experiência, mas é necessário despertar a atenção delas agora com informações, conhecimento e repetição, para que tudo seja mais fácil e tranquilo,” alertou.

A acompanhada do marido, a futura mãe de gêmeas, Daniela Fernanda, contou que após o curso está mais tranquila com as surpresas que poderão ocorrer com a chegada das filhas. “Ouvir do médico que cólicas e algumas manchinhas são normais e que damos conta do recado é um alívio”, afirmou.

Além da palestra do pediatra, o curso organizado pelo Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS) contou com a participação de outros especialistas, como do ginecologista e coordenador da Clínica da Mulher, Anderson Bruno, e da enfermeira Patrícia Aparecida Pinto da Silva. O encontro também ofereceu esclarecimentos quanto aos direitos e deveres do beneficiário na questão da assistência à saúde da gestante.

Para a coordenadora do NUPS, Solange Lage Bretas, em mais de 15 anos de realização, o curso para Gestantes tem trazido resultados positivos para a assistência à saúde. “Nos consultórios, os médicos observam que as mulheres que passam pela capacitação estão mais seguras quanto aos procedimentos e aos cuidados com o bebê,” declarou.

O curso para Gestante é realizado periodicamente pelo NUPS no Centro de Especialidades Médicas. O próximo encontro está previsto para junho de 2014. Mais informações pelo telefone: (31) 3247-3350.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.