segunda-feira, 9 de Junho de 2014 07:15h

Biblioteca Luiz de Bessa recebe bate-papo e exposições sobre o futebol e a Copa do Mundo

Espaço que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade está com diversas atrações durante o período do evento internacional. Toda a programação é gratuita

Nesta terça-feira (10/06), às 15h, Alan Júnio Quaresma vai abordar a Copa Do Mundo de 1950 em evento que vai ser realizado na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, no Circuito Cultural Praça da Liberdade. O palestrante vai falar sobre a importância da Copa para a construção de um sentimento de nacionalidade do brasileiro atrelado à prática do futebol. Para os participantes, será expedido certificado com carga horária de 2h.

Alan Quaresma é bacharel e licenciado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Atua como pesquisador em História e Cultura Afro-Brasileira e Sustentabilidade e Trabalho Social em Belo Horizonte. O evento é gratuito e inscrições prévias são necessárias no e-mail mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br  ou no telefone (31)3269-1209.

Quem vier para palestra, pode aproveitar a oportunidade para visitar a exposição Brasil A Arte do Futebol, em cartaz entre 3 e 26 de junho, no segundo andar do prédio sede da biblioteca. A mostra apresenta livros e lâminas sobre futebol, com destaque para O Gol é Necessário, de Paulo Mendes Campos; Anatomia de uma Derrota, de Paulo Perdigão; Uma Paixão em Preto e Branco, de Roberto Drummond; e O Fino Trato da Bola, de Eloízio Chagas.

O charme desta mostra fica por conta das pranchas de Newton Navarro, artista plástico nordestino, que foram reeditadas pela Imprensa Oficial de São Paulo, em 1982. Todo esse material faz parte do acervo das coleções especiais e está à disposição dos mineiros para consulta.

Programação para as crianças

Para os pequeninos, que estão de férias, a biblioteca apresenta a exposição Bola Cheia, que registra a passagem da Copa do Mundo de Futebol no Brasil e incentiva a leitura por meio desse tema. As crianças e adolescentes podem conhecer livros com fascinantes histórias sobre futebol. Ziraldo, Jorge Amado e Mário Alex Rosa são alguns dos nomes presentes na mostra.

No sábado (14/06), às 10h, a atração é a Hora do Conto e da Leitura Especial de Sábado, Goleada de Histórias. Os contadores de estória Amanda Coimbra, Indiâne Gregório e Viviane Pereira e os músicos Cristiano Marques e Jane Mendes convidam os leitores para entrar em campo e se divertir.

O evento procura abordar o futebol de forma mais ampla: não só como assunto para quem vai aos estádios e sim como um tema presente no dia-a-dia de brasileiros e brasileiras de todas as idades. O esporte é também um fenômeno social que não poderia ser esquecido pela literatura. Diversos autores apresentam em seus livros o futebol como tema ou fazem referência a ele. A partir do futebol, se pode falar de amizade, companheirismo, respeito, paixão, coragem, covardia, ganhos, perdas, desejos, ética e moral.

Na Passarela Cultural

A Literatura nas Quatro Linhas: O Futebol Em Verso & Prosa, que estreou na Galeria da Biblioteca, com curadoria de Thiago Carlos Costa e projeto gráfico de Fernanda Camas, agora está em cartaz, até 4 de julho, na Passarela Cultural. Já na primeira semana, em maio, a exposição foi vista por aproximadamente mil pessoas.

A mostra explora o futebol, a derrota, a vitória, a torcida, o goleiro, o zagueiro, o treinador, os grandes craques, as vitórias épicas, as derrotas amargas, os estádios vazios e lotados, os campos de várzea, o juiz ladrão e outros elementos e personagens relevantes do futebol.

Vinícius de Morais, Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Ferreira Gullar e Moacyr Scliar são alguns dos escritores presentes na exposição. As mulheres estão representadas pelos ilustres olhares de Rachel de Queiroz e Clarice Lispector. Também estão presentes Armando Nogueira e Roberto Drummond. Ao todo, são 22 obras de verso e prosa.

Os banners foram adaptados em Braille para atender pessoas com deficiência visual e também uma mostra infantil foi produzida para ser apreciada por crianças e adolescentes, próximo a Biblioteca Infantojuvenil (Biju).

No segundo semestre de 2014, após a exibição em Belo Horizonte, a exposição itinerante ficará disponível para empréstimo para as bibliotecas públicas municipais do interior do Estado de Minas Gerais.

Todas as atrações são gratuitas.

Serviço

Evento: Aula na Biblioteca Copa do Mundo de 1950 no Brasil

Data: 10/06

Horário: 15h

Local: Hall das Coleções Especiais – Praça da Liberdade, 21, 2º andar

Entrada: Franca

Inscrições e informações: mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br ou (31)3269-1209

Evento: Exposição Brasil a Arte do Futebol

Data: 03/06 a 27/06

Horário: 8h às 18h

Local: Setor de Coleções Especiais – Praça da Liberdade, 21, 2º andar

Entrada: Franca

Informações: mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br ou (31)3269-1209

 

Evento: Hora do Conto e da Leitura Especial de Sábado

Data: 14/06

Local: Setor Infantojuvenil (BIJU) – Praça da Liberdade, 21, subsolo

Entrada: Gratuita

Informações: (31)3269-1223 ou infantil.sub@cultura.mg.gov.br

 

Evento: Exposição Bola Cheia

Data: 03/06 a 30/06

Horário: 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h

Local: Setor Infantojuvenil (BIJU) – Praça da Liberdade, 21, subsolo

Entrada: Gratuita

Informações: (31)3269-1223 ou infantil.sub@cultura.mg.gov.br

Evento: Exposição A Literatura nas Quatro Linhas: o Futebol em Verso & Prosa

Data: 02/06 a 04/07

Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 18h; quinta-feira, até às 20h; sábado, 8h às 12h

Local: Anexo Professor Francisco Iglésias - Passarela Cultural - Rua da Bahia, 1889

Entrada: Gratuita

Informações: (31) 3269-1202 / 3269-1204 ou sistema.sub@cultura.mg.gov.br (interior de MG) ou galeria.sub@cultura.mg.gov.br (capital – Belo Horizonte)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.