quinta-feira, 25 de Junho de 2015 13:53h

Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira levanta bandeira em defesa do meio ambiente

Circuito Tela Verde promove temporada de exibição de filmes e alerta para a preservação

A preservação do meio ambiente e a educação ecológica vão estar lado a lado no Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Biblioteca Geraldo Alves de Oliveira, em Mateus Leme. Estudantes são o público-alvo do projeto que vai abordar através de filmes e documentários a relação da sociedade atual com a natureza em várias perspectivas. Na abertura do projeto, nesta quinta-feira, dia 25, a destinação dos resíduos sólidos é o tema central para discussão.

Alunos da Escola Estadual Elias Salomão são os convidados para a exibição do filme “Há vida após o lixão?”. O curta vai propor um novo olhar sobre questões que afetam o dia a dia de todos os cidadãos e instigar um debate. Um dos convidados para assistir o filme e participar do encontro é o secretário municipal de Meio Ambiente, Elvis Gaia.

“Essa iniciativa permite ao poder público chegar mais perto da população e conversar com as pessoas, apresentado as políticas que já existem para setores como o de saneamento básico. É promovendo as informações e ouvindo a sociedade que vamos conseguir prestar um serviço que seja eficiente e viável ao mesmo tempo”, afirmou o gestor.

Elvis lembrou a importância do tema justamente no momento em que o município promove a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). “O Circuito será mais uma importante ferramenta que teremos a nosso favor para despertar nos cidadão a consciência coletiva sobre a importância de unir a sociedade para estabelecer o Plano de Saneamento Básico”, completou.

As discussões do PMSB estão sendo realizadas todas as terças-feiras em oficinas setoriais em Mateus Leme e nos distritos.

Exibição de filmes

O projeto será lançado nesta terça-feira, mas entra em recesso para acompanhar o calendário escolar. A exibição de filme volta à programação da biblioteca nos meses de agosto e setembro, sempre com debates e discussões.

Todas as escolas são convidadas a participar, assim como toda a população. Para agendar a exibição de filmes para um grupo basta se inscrever na sede da biblioteca, que fica na rua Funcionários, 23, Centro.

Sobre o Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico de Mateus Leme. O Circuito promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos publicamente.

O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.

Mateus Leme é uma das 1.422 instituições atendidas pelo projeto em todo o país.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.