sexta-feira, 19 de Agosto de 2016 16:56h Atualizado em 19 de Agosto de 2016 às 16:58h. SEC

Biblioteca Pública recebe acervo do Instituto Cultural Amilcar Martins

A cerimônia de doação de mais de 1200 obras sobre Minas Gerais acontece na próxima quarta (24), às 19h e conta com presença de Angelo Oswaldo

A Secretaria de Estado de Cultura e o Instituto Cultural Amilcar Martins reafirmam um compromisso que alinha as duas instituições num mesmo propósito: o de democratizar de forma efetiva o acesso à cultura e ao conhecimento. Para selar a parceria, o Instituto doa à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa cerca de 1200 livros do seu acervo que vai robustecer ainda mais a Coleção Mineiriana da Biblioteca, que já conta com mais de 22 mil obras.  

 

A cerimônia acontece na próxima quarta-feira (24), às 19h, no Teatro da Biblioteca, e conta com presença do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e do presidente do instituto, Amilcar Martins.  

 

O acervo cedido contém livros sobre Minas Gerais publicados pelo instituto. Entre tantos exemplares vale destacar o “Dicionário biográfico de mineiros”, que traz a história de vida de notórios do Estado, e o “Catálogo do acervo da biblioteca ICAM”, um sumário da coleção do instituto, onde constam cerca de 10.300 obras catalogadas. Também integra a coleção o livro que reúne as correspondências trocadas entre Rodrigo Melo Franco de Andrade e Manuel de Paiva, nas quais eram dissertadas as ideias que culminaram na criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, intitulado “Em defesa do patrimônio”.

 

Entre as preciosidades do acervo doado constam ainda um fac-símile que compila todas as edições, junto a estudo crítico, do Periódico Literário Leite Criôlo que circulou em 1929; uma apostila de autoria de Amilcar Martins que junta informações para seminário de pesquisa histórica municipal, circulada principalmente no interior; e um livro com memórias da mãe de Amilcar, Beatriz Borges Martins, que registra as impressões dela sobre as pessoas e as vivências do cotidiano da capital mineira.

 

A iniciativa é celebrada pelo Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens. “A coleção do Instituto Cultural Amilcar Martins, notadamente suas obras raras da Coleção Mineiriana, compreende publicações do início do século XVIII até as quatro primeiras décadas do século XX. O recebimento em doação destas importantes publicações capitaneadas por Amilcar Martins, não somente enriquece o acervo de nossas bibliotecas, como permite a perenização da memória dos mineiros e de Minas Gerais”.

 

O presidente do instituto, Amilcar Martins, explica que essa ação apenas reforça a missão primaz da entidade que dirige. “Desde quando pensamos em publicar alguma obra, já o fazemos com a tiragem prevendo excedente para doação. A Secretaria de Cultura entra nessa empreitada com a tarefa de difundir esses exemplares com vistas à democratização da cultura”.

 

Serviço: Doação de acervos do Instituto Cultural Amílcar Martins à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Data: 24/08/2016  

Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Praça da Liberdade 21

Informações (31) 3269-1209

mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.