sexta-feira, 31 de Agosto de 2012 10:50h Gazeta do Oeste

Bombeiros apostam no teatro para orientar e divertir a população

O grupo Pelotão 193, formado por militares do Corpo de Bombeiros, decidiu provocar risos nas pessoas para ensiná-las. Com a peça "Fala a Verdade - Você não Vai Morrer de Rir Porque o Bombeiro Não Deixa”, eles dão dicas para prevenção de acidentes através de um teatro bem humorado. Na próxima apresentação da trupe - sexta-feira no Teatro Marília -, um grupo de 20 adolescentes assistidos pela ONG Obras Educativas Jardim Felicidade serão os grandes convidados da noite. Isso porque eles nunca foram ao teatro.

 

 

A ideia de montar um grupo de teatro surgiu em 2003 durante um encontro de bombeiros na sede do 3º Batalhão. “O teatro começou com uma brincadeira interna durante um Grêmio. No encontro, todos faziam algum tipo de apresentação, alguns cantavam música, tocavam violão, contavam piada e decidimos pelo teatro”, explica o capitão Alysson Alexandre Tiago Malta.

 

O grupo de nove militares, entre homens e mulheres que trabalham no dia a dia da corporação, começou a fazer apresentações na capital e outras cidades do estado. “Descobrimos que poderíamos fazer a prevenção de acidentes usando o humor. Na peça, tratamos de 28 itens com uma linguagem descontraída como, por exemplo, o alerta de não colocar fogo no mato, botijão de gás vazando, gambiarras elétricas dentro de casa, entre outras”, afirma Malta.

 

 

A criatividade já rendeu prêmios à trupe. Em 2009, o grupo foi escolhido para representar o Brasil no II Seminário de Boas Práticas do Mercosul e Países Associados, em Salvador, com a participação de diversos países que exibiram projetos na área de Segurança Cidadã. “Também já recebemos prêmios nacionais e estaduais”, conta o capitão.

 

Os espetáculos do Pelotão 193 serão na sexta-feira e sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h. O ingresso será trocado, na bilheteria do teatro, por dois quilos de alimento não perecível. “Depois vamos doar tudo que arrecadarmos para um instituição de caridade cadastrada no Corpo de Bombeiros”, revela Malta. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EM

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.