segunda-feira, 6 de Agosto de 2012 14:41h Gazeta do Oeste

Bombeiros esperam treinar 120 brigadistas para combate a incêndios nas cidades históricas

Começa nesta terça-feira (7), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o curso de formação de brigadas de combate de incêndios nas cidades históricas. O treinamento é uma resposta ao grande número de incêndios registrados no Estado no ano passado, no período de seca. Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e as secretarias de Estado de Cultura e Turismo permitirá a formação dos brigadistas, a previsão é de que os treinamentos terminem em outubro. São João Del Rei, Ouro Preto, ambas na região Central do Estado, e Tiradentes, no Campo das Vertentes  também estão no roteiro das cidades que compõem os Destinos Turísticos Indutores Internacionais.

O Corpo de Bombeiros é responsável pela execução do curso que será destinado a funcionários de museus, casas de cultura e outros locais tombados pelo patrimônio histórico. A expectativa é de que cerca de 120 brigadistas sejam treinados pela parceria que integra as ações do Acordo de Resultados do Governo de Minas.

O conteúdo do curso, com total de 20h/a, é voltado para noções de combate a incêndio e também primeiros socorros. Os alunos aprenderão noções básicas de classificação, prevenção, extinção de um incêndio, abandono de área e utilização dos equipamentos de combate. Na parte de primeiros socorros aprenderão como proceder em casos de reanimação cardiopulmonar, hemorragias, fraturas, ferimentos e queimaduras. Depois de treinados, os brigadistas estarão aptos a adotar as primeiras providências como evacuação do local, acionamentos e primeiros socorros até a chegada dos bombeiros.

Em 2011, o Corpo de Bombeiros realizou 292 treinamentos de formação de brigadas, em Minas Gerais, além de coordenar a formação da Brigada de Incêndio da Cidade Administrativa, a maior do país, com mais de 1.600 integrantes.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.