quarta-feira, 27 de Abril de 2016 11:59h Agência Minas

Capacitação da Defesa Civil Estadual busca aumentar a resiliência a desastres em Minas Gerais

Curso trabalha ferramenta gerencial para direcionar os grupos atuantes nas ações de resposta em situações de emergência

O Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), iniciou mais um Curso Básico de Sistema do Comando em Operações (CBSCO). A capacitação tem por objetivo trabalhar junto aos participantes um modelo gerencial que seja capaz de comandar, controlar e coordenar as operações de Gestão de Desastres em situações críticas nas mais variadas configurações, articulando os esforços de agências individuais e a atuação integrada de diferentes órgãos de proteção e defesa civil.

 

 

O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial que visa treinar, planejar, organizar, dirigir e controlar os grupos atuantes nas ações de resposta, ou seja, no socorro e assistência humanitária às vítimas de desastres e reabilitação, especialmente quando o auxílio é realizado por múltiplas agências, jurisdições ou equipes. Na maior parte dos casos, as emergências exigem a intervenção de pessoal treinado e equipado, para reduzir as consequências negativas de um desastre. A preparação faz parte das ações de Gestão do Risco de Desastres que são executadas pela Escola de Proteção e Defesa Civil do GMG/Cedec.

 

 

 

De acordo com o superintendente Administrativo da Cedec, major PM Arnaldo Affonso, saber gerenciar um desastre é o primeiro passo para o êxito de toda a operação. "O sistema de comando em operações tem o objetivo de preparar os coordenadores municipais de proteção e defesa civil, suas equipes e todos os profissionais dos entes federal, estadual, municipal, organizações não governamentais e entidades privadas, para a utilização dessa ferramenta gerencial, de forma sistêmica e contigencial”, afirma.

No curso, os alunos participam de aulas como: Conhecimentos básicos em proteção e defesa Civil; Apresentação do SCO; estudo das funções – exercício funcional; Áreas e Instalações; Comando Integrado; Controle de Recursos Operacionais – Exercício de controle; Atividades de Preparação e Planos de Ação; Exercício de Planejamento; Exercício Indor (atuação do comando).

 

 

 

Realizado na sede da Cedec, na Escola de Defesa Civil, no 10°andar do Edifício Minas da Cidade Administrativa, o curso também abre espaço para a apresentação, entre outros tópicos, do Programa Minas Mais Resiliente, baseado nos direcionamentos da Organização das Nações Unidas (ONU) na construção de cidades resilientes - Campanha Construindo Cidades Resilientes. Segundo a ONU, entende-se por cidade resiliente aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de maneira eficiente dos efeitos de um desastre, bem como, de maneira organizada, prevenir e preparar a população para que estes efeitos sejam mitigados.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.