quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012 04:20h Mariana Gonçalves

Carmo do Cajuru comemora aniversário com a entrega de obras

O município completa hoje 64 anos de emancipação política e administrativa. Para marcar esta data o atual prefeito irá entregar 12 obras iniciadas ao longo do ano.

O município de Carmo do Cajuru, localizado na região Centro-Oeste de Minas Gerais, completa hoje 64 anos. E para marcar esta data especial, o prefeito Geraldo César irá entregar obras que tiveram início do decorrer do ano no município.  Geraldo sairá em carreata pela cidade passando pelas obras para  vistoriar e estando tudo dentro dos aspectos legais pedidos a obra será inaugurada no mesmo dia.
De acordo com o cronograma das atividades, enviado pela Prefeitura Municipal de Cajuru; às 8h será  a inauguração do PSF III, do bairro Jardim Alvorada e da quadra. Logo após, ás 8h30 será a inauguração da pista de Skate, do núcleo esportivo comunitário.
Às 9h será a entrega oficial das chaves para as famílias do Residencial Alto do Lago e às 10h inauguração do CMEI “Brincar e Aprender”, e do auditório Dona Lúcia Guimarães.
Ás 11h inauguração do CMEI “Sementes do Saber”, 11h30 inauguração das obras de ampliação, e reforma da Clinica Municipal.  
A carreata fará uma pausa para o horário do almoço, mas retoma suas atividades ás 15h com a entrega da Sala de Reuniões do grupo de Alcoólicos Anônimos. Às 15h30 será a inauguração das obras de Ampliação de reforma do Salão comunitário da Associação de Moradores do Bairro Bonfim.
Ás 16h o prefeito inaugura o Canil Municipal, logo ás 16h40 será a vez das obras de ampliação e melhorias do Posto de Saúde “Bernardino José Andrade”.  Ás 18h será o encerramento das atividades com a inauguração das obras de ampliação e reforma da Escola Municipal São Judas Tadeu, além da construção e da cobertura da quadra poliesportiva da escola.  



HISTÓRICO


Com mais de 20 mil habitantes o município de Carmo do Cajuru tem se destacado no Centro Oeste de Minas. A cidade alcançou excelentes índices na pesquisa de educação básica, tendo seus resultados avaliados como maiores que a média nacional e estadual prevista para ensino fundamental até o 5º ano. Numa escala que vai de 0 a 10 o IDEB nacional é de 4,6; o de Minas Gerais é de 5,6 e o de Carmo do Cajuru foi de 6,1.
O município também foi bem avaliado pela Confederação Nacional dos Municípios que destacou Carmo do Cajuru como a  1ª colocada em Minas Gerais e a 8ª no país, entre os municípios que apresentaram os maiores avanços no Índice Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS)/levantamento de 2007.
Ainda a cidade é considerada o segundo polo moveleiro do Estado. São cerca de 160 fábricas produzindo e distribuindo produtos por todo Brasil e até mesmo fora dele. O setor moveleiro é o principal empregador de mão-de-obra e responsável por boa parte da economia do município.
A região do distrito de Santo Antônio da Serra é um importante fornecedor de hortifrutis para Ceasa e a bacia leiteira cajuruense é responsável por produzir 16.650 litros/ano de leite que abastecem importantes indústrias de laticínios.
No município se localiza a Barragem do Cajuru, que transforma as águas do rio Pará em energia elétrica. Com o investimento em infraestrutura o comércio da cidade tem passado por um momento de transformação. Novas lojas estão sendo abertas, é necessário destacar também a expansão da construção civil com a construção de casas, prédios e abertura de novos loteamentos na cidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.