sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2013 10:26h Agência Minas

Carnaval inicia em ritmo de prevenção no Norte de Minas

Instituições se unem para orientar foliões e distribuir preservativos em várias cidades da região

 Para prevenir contra riscos e excessos que acontecem no Carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está realizando uma campanha tendo como protagonista o preservativo, chamando a atenção da população para a importância de seu uso em todas as relações sexuais como única maneira de se proteger da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

No Norte de Minas, estão sendo realizadas blitze, nesta sexta-feira (8), nas entradas e nas rodoviárias de várias cidades com histórico de Carnaval de rua, em parceria com a Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de Saúde. Na mobilização serão distribuídos preservativos e folheteria sobre o tema.

Em Minas Gerais, o total de casos de AIDS registrados até janeiro de 2013 soma 34 mil. Neste número não estão contabilizadas as pessoas que têm o vírus do HIV e ainda não ficaram doentes, bem como as que contraíram o vírus e ainda não sabem. Para a campanha, a SES-MG disponibilizou cerca de 5 milhões de preservativos e confeccionou postais, abadás e adesivos com o mote da campanha: “Nesse Carnaval, se prepare que eu vou usar! Camisinha foi feita para usar. Se o clima do Carnaval esquentar, tenha sempre uma a mão. Sem ela não da pra ficar”.

Os materiais informativos e preservativos também estão sendo distribuídos por instituições da Sociedade Civil, como Grappa e MGG, que farão atividades de prevenção nas ruas e em suas instituições.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.