sexta-feira, 29 de Abril de 2016 12:01h Atualizado em 29 de Abril de 2016 às 12:09h. Agência Minas

Cem novos bafômetros garantem expansão das operações da Lei Seca para 44 municípios mineiros

Dessa leva de aparelhos, 26 foram destinados para a RMBH. Ao todo, o Território Metropolitano vai receber 36 unidades

A campanha Sou Pela Vida Dirijo Sem Bebida, coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ganhou um importante reforço. Cem etilômetros, mais conhecidos como bafômetros, estão sendo distribuídos para 44 municípios de todas as regiões do estado. Dessa leva de aparelhos, 14 foram destinados a Belo Horizonte e 12 para o restante da Região Metropolitana.

 


Na capital, as ações do Sou Pela Vida Dirijo sem Bebida são realizadas de forma integrada com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Municipal, a BHTrans e a Polícia Rodoviária Federal. Semanalmente, representantes das instituições envolvidas nas blitze se reúnem para definir os locais de abordagem, com base em informações sobre estabelecimentos e grandes eventos onde há consumo de bebidas alcoólicas e de vias públicas com índice elevado de acidentes com pessoas embriagadas ao volante.

 


No interior, as abordagens também serão feitas de forma integrada, com o apoio da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e das guardas municipais. A superintendente de Integração e Promoção da Qualidade Operacional do Sistema de Defesa Social, Roberta Ignácio Lima, diz que a expansão das operações para o interior representa uma mudança de patamar na campanha Sou Pela Vida Dirijo Sem Bebida, pois vai disseminar no estado a cultura de resistência à mistura de álcool com direção.

 

 

 


Em 2016, com dados atualizados até 13 de abril, as abordagens relacionadas à chamada Lei Seca em Belo Horizonte alcançaram 18.951 motoristas, sendo registrados 114 infrações e 51 crimes de trânsito, e flagrados 608 condutores sem habilitação.

Além das blitze da campanha Sou Pela Vida Dirijo Sem Bebida, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito (BPTRAN), realiza operações diárias que abrangem o combate à embriaguez ao volante.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.