sexta-feira, 11 de Outubro de 2013 11:36h

Cemig cria subsidiária para gerir concessões de transmissão renovadas

Nova empresa vai administrar aproximadamente 5.000 quilômetros de linhas

O Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig aprovou nesta quinta-feira (10/10) a criação de Cemig Transmissão (Cemig T), subsidiária integral da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. A nova empresa ficará responsável pela gestão de todos os ativos da transmissão hoje sob responsabilidade da Cemig Geração e Transmissão S.A., compostos por aproximadamente 5.000 quilômetros de linhas de transmissão e dezenas de subestações, localizadas em Minas Gerais. A criação da subsidiária ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A criação da Cemig T visa adequar a Cemig ao novo ambiente regulatório imposto pela Lei 12.783, trazendo maior foco ao negócio de transmissão, bem como maior clareza na gestão de suas receitas e de seus custos, além de reduzir os impactos econômico-financeiros de eventuais penalidades que possam vir a ser aplicadas à Transmissora.

Em 4 de dezembro passado, a Cemig GT aderiu plenamente à renovação para os ativos de transmissão, conforme definido pela Medida Provisória 579. "Assim sendo, foi determinado pelo Conselho de Administração que a Cemig adote todas as providências necessárias junto aos foros e organismos pertinentes para a necessária reestruturação dos negócios de transmissão", informou a presidente do Conselho, Dorothea Werneck.

Para definir de que forma será feita a criação da Cemig T, foram contratadas as consultorias Pricewaterhouse Coopers (PwC) e Rolim Viotti & Leite Campos. O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, destacou que os estudos têm como diretriz “desenvolver o processo com a máxima transparência, sempre tendo em foco sua sustentabilidade e o bem-estar de seus empregados”. Segundo o presidente, a sinergia dos negócios de transmissão com as demais áreas da Empresa será preservada para garantir o crescimento dos negócios.

Cemig
A Cemig é a maior empresa integrada de energia elétrica do País, sendo a segunda maior no negócio de transmissão. Além das linhas que serão geridas pela Cemig T, ela detém participações nas transmissoras Taesa e TBE, com presença em todas as regiões do País.

No negócio de distribuição de energia elétrica, a Cemig é a maior em número de clientes e, na geração, a terceira maior em potência instalada. A Companhia está presente no Índice do Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) há 14 anos, sendo a única empresa de eletricidade da América Latina a fazer parte desse prestigiado índice durante este período.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.