quarta-feira, 2 de Março de 2011 00:00h

Cemig dá dicas de cuidados com a energia elétrica durante o carnaval

No próximo fim de semana, vai começar a mais esperada festa popular do Brasil, o carnaval. Mesmo no clima festivo da data, algumas atitudes seguras são fundamentais com relação à rede elétrica.

A Cemig, que sempre divulgou alerta para este período, está enviando também um comunicado a todas as prefeituras orientando sobre o uso de enfeites fabricados com material metálico, como serpentinas, tiras, balões, estandartes, entre outros em locais abertos e, principalmente, nas proximidades da rede elétrica.

Outra recomendação, já tradicional e sempre divulgada pela Empresa, é a precaução em permitir um trajeto seguro de trios elétricos, carros alegóricos ou alegorias de grande porte nas ruas e avenidas, evitando que esses veículos passem perto das redes de energia elétrica. Além disso, é importante o cuidado com pessoas mais exaltadas, que às vezes lançam objetos sobre a rede elétrica, o que pode provocar curto circuito no sistema da Cemig.

Atenção especial também deverá ser dada na instalação de equipamentos de som e refrigeração próxima a duchas e piscinas, e para a instalação correta de iluminação, enfeites e alegorias.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.

Dicas de Segurança

A Cemig orienta os foliões sobre os cuidados que devem ser observados para que a população tenha um carnaval tranquilo, sem risco de acidentes:

Trios elétricos, carros alegóricos e alegorias de grande porte

· Evite trafegar debaixo da rede elétrica, pois a altura desses veículos poderá ser próxima ou maior que a dos fios elétricos.

· Vistorie o trajeto que o veículo irá passar, e se verificar que existe rede elétrica no local, faça uma análise criteriosa comparando a altura dos veículos e a da rede.

· Nunca pare debaixo da rede elétrica.

· Oriente os foliões para não jogar ou aproximar nenhum objeto da rede elétrica.

Lembre-se! Não é necessário tocar na rede para causar um acidente. A simples proximidade da rede elétrica pode gerar um choque. Portanto, é necessário manter uma distância segura da rede.

Camarotes, arquibancadas, barraquinhas e palcos

· Deverão ser montadas a uma distância segura da rede elétrica.

· Evite improviso (gambiarras), eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Serpentinas, confetes, balões, foguetes, rojões e outros adereços carnavalescos

· Não lance ou acione nenhum desses materiais em direção à rede elétrica, assim como outros objetos condutores ou não de energia, pois isso poderá causar curto circuito e rompimento dos cabos.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)

· Não saia do veículo, você poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo.

· Se precisar sair do veículo devido a incêndio, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do carro.

· Se estiver do lado de fora do veículo que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado.

· Não tentar socorrer as vítimas que estiverem em contato com fios partidos, pois você também poderá levar um choque. Nesse caso, acione imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Iluminação e enfeites

· Não faça ligação clandestina (gatos).

· Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consulte a Cemig.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.