quinta-feira, 14 de Novembro de 2013 11:16h

Cemig orienta torcedores sobre os cuidados com a energia elétrica durante os jogos e comemorações

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig orienta os torcedores e a população em geral sobre os cuidados que devem ser observados com relação à rede elétrica durante os jogos de futebol e as comemorações. Os fogos de artifício devem ser manuseados

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig orienta os torcedores e a população em geral sobre os cuidados que devem ser observados com relação à rede elétrica durante os jogos de futebol e as comemorações.

Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, pois “podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem provocar curto circuito”, alerta o engenheiro de Segurança do Trabalho da Empresa, Demétrio Venício Aguiar Demétrio Aguiar.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, que terão um canal de comunicação direta com a Cemig. O telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM é 190. A ligação também é gratuita.

Recomendações
• Não lançar fogos de artifícios nem artefatos – como serpentinas, confetes, balões de gás, entre outros na rede elétrica, sejam metálicos ou não;

·         Cuidado ao manusear ou instalar bandeiras em sacadas e janelas próximas à rede elétrica;
• Não jogar líquidos, sprays e água na rede elétrica. Há risco de choque elétrico.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)

• Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro;

• Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Fios partidos (acidentalmente)

Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado. Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, e aguardar a chegada dos técnicos da Empresa.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.