terça-feira, 1 de Março de 2011 00:00h

Cemig presta esclarecimentos sobre acidente em Bandeira do Sul

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira para prestar esclarecimentos sobre o acidente ocorrido ontem (27/2) em Bandeira do Sul, na região Sul de Minas, durante um evento pré-carnavalesco.

Segundo a Cemig, às 18h03 (horário da ocorrência), um dos equipamentos de proteção do sistema da Empresa foi desligado automaticamente.

As análises preliminares dão conta de que, possivelmente, uma serpentina metálica teria sido jogada sobre a rede de média tensão (7.967 volts), provocando um curto-circuito, que teria aquecido os condutores e causado o rompimento de três cabos. Um dos cabos caiu sobre o caminhão de trio elétrico e outros dois caíram no solo.

 A área ficou energizada, atingindo as vítimas.

De acordo com a Companhia, a rede elétrica de Bandeira do Sul foi inspecionada no dia 24/2, quinta-feira, e não foi identificada nenhuma anormalidade. Na oportunidade, preventivamente a equipe providenciou a troca de cruzetas e de um transformador, além da poda de árvores.

A Empresa informou que está aguardando o resultado oficial da perícia realizada pela Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

Segurança no carnaval

A Cemig orienta os foliões sobre os cuidados que devem ser observados para que a população tenha um carnaval tranquilo, sem risco de acidentes.

Trios elétricos e carros alegóricos

· Os motoristas não devem trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos.

· Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.

· Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação a fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows

· A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.

· A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas

· Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

· Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)

· Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.

· Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Iluminação, enfeites e alegorias

· Não fazer ligação clandestina (gatos).

· Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.

· Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

· Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.


Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.