quarta-feira, 18 de Maio de 2011 08:36h Assessoria Comunicaç?o AMM

Censo Escolar 2011 começa no próximo dia 25

 

Começa no próximo dia 25 de maio, a coleta de dados educacionais do Censo Escolar 2011. A intenção é obter informações sobre escolas, turmas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica. O prazo para preencher e enviar as informações termina em 14 agosto de 2011 e deve ser feito via internet, por meio de um sistema on-line gerenciado pelo Inep, chamado Educacenso. Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.

 

Este ano, o Censo recolherá algumas informações adicionais em relação aos anos anteriores, sobre os profissionais tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais (libras), e a situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino, se são ou não cobertas, para auxiliar na execução de programas do Governo.

 

 

O que é

 

O censo escolar é um levantamento estatístico-educacional, realizado anualmente pelo Inep – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os dados obtidos por meio do Censo são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para a transferência de recursos financeiros.

 

 

As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O preenchimento correto dos dados do município no Censo escolar é fundamental, pois as informações vão interferir diretamente no desenvolvimento das políticas públicas de educação dos municípios.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.