terça-feira, 16 de Junho de 2015 13:33h

Ciclo de debates na ALMG vai abordar prevenção ao uso de drogas

Autoridades e especialistas vão discutir políticas públicas e experiências de sucesso no combate às drogas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na quinta e sexta-feiras (25 e 26/6/15), no Plenário, o Ciclo de Debates Políticas sobre Drogas e Juventude: Prevenção, o “X” da questão. O objetivo é discutir a atual política sobre drogas e debater as experiências inovadoras do sistema judiciário para lidar com os aspectos jurídico-criminais associados ao consumo de entorpecentes. As inscrições para o evento estão abertas até o meio-dia de quinta-feira (25) e podem ser feitas pelo Portal da Assembleia.

O evento terá a participação de diversas entidades parceiras, como a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e a Pastoral da Sobriedade, entre outras.

A abertura está marcada para as 20 horas de quinta-feira (25), seguindo-se a palestra magna com o médico Sérgio de Paula Ramos, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e Outras Drogas (Abead). O tema da palestra é: "Contextualização sobre o uso de álcool e outras drogas entre os jovens no Brasil e em Minas Gerais e a importância da articulação intersetorial das políticas sobre drogas".

Painéis abordam cultura de paz e clínicas terapêuticas

A programação do ciclo de debates prossegue na sexta-feira (26), ao longo de todo o dia. O primeiro paniel, às 9 horas, vai tratar de "Prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre jovens e a atuação da sociedade". Serão abordados os seguintes temas:

1) Ações de prevenção ao uso de álcool e drogas: O fortalecimento dos fatores de proteção ao uso de drogas. Convidados: major Hudson Matos Ferraz Júnior, assessor de Prevenção às Drogas da Polícia Militar; e Lidiane Toledo, consultora da área de álcool e outras drogas da ONG Viva Rio.

2) O uso de álcool e outras drogas a partir da perspectiva do protagonismo juvenil e a construção da cultura da paz. Convidados: Eliane de Andrade, professora da PUC Minas; e Guilherme Correa, autor do projeto Tô Ligado!.

3) Atuação da sociedade na prevenção ao uso de drogas; necessidade de ampliação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas; importância dos Conselhos Tutelares. Convidados: Soraya Romina, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Belo Horizonte; Sandra Lúcia de Oliveira Rodrigues da Silva, psicóloga; e Ana Martins Godoy Pimenta, presidente da Associação de Acolhimento de Dependentes Químicos e Familiares.

À tarde, a partir das 14 horas, o segundo painel vai fazer uma abordagem sobre clínicas e terapêuticas relacionadas ao consumo de drogas. Serão discutidas abordagens de tratamento do usuário de drogas e a necessidade de ampliação da rede de cuidados e de qualificação dos profissionais para o adequado atendimento. Convidados: Gleuda Apolinário, responsável pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo; e Egon Schlüter, secretário da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas.

Às 16h30, tem início o terceiro painel - Políticas públicas sobre drogas e o sistema de justiça. Serão discutidos os aspectos jurídico-criminais associados ao consumo de drogas e as experiências exitosas nesse âmbito. Convidados: Mário Sérgio Sobrinho, procurador do Ministério Público de São Paulo; Rosimeire Silva, psicóloga do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental do TJMG; e Luciana Boiteux, coordenadora do Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos da UFRJ.

Programa Geração terá edição especial

Também integra a programação do ciclo de debates uma edição especial do programa Geração, da TV Assembleia. O programa, que será exibido ao vivo na quinta-feira (25), às 9h30, terá como convidados o deputado Antônio Jorge (PPS), que é psiquiatra e preside a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas da ALMG, e o psicólogo Jairo Stacanelli, que coordena o Grupo de Apoio a Usuários de Álcool e Outras Drogas da Pastoral da Juventude de Contagem. Os dois convidados vão responder perguntas de estudantes de escolas públicas que estarão na plateia.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.