segunda-feira, 13 de Julho de 2015 13:55h

Ciência e Tecnologia em Minas é tema do Panorama

Pesquisa inédita mostra como os mineiros enxergam os cientistas. Programa vai ao ar às 8h30 amanhã

Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que os mineiros têm uma visão positiva dos cientistas do Estado, reconhecidos como pessoas que contribuem para o conhecimento e solução de problemas. No entanto, o mesmo estudo também constatou um baixo grau de acesso às informações científicas e um baixo investimento público no setor.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Para discutir os resultados desta pesquisa, o programa Panorama da TV Assembleia recebe o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, e a professora e pesquisadora da UFMG, responsável pelo programa de extensão “Ciência no Ar”, Adlane Villas-Boas. O Panorama vai ao ar nesta terça-feira (14/7/15), às 8h30, com reprises às 19h30 e à 1 hora da quarta-feira (15). A apresentação é do jornalista Fernando Gomes.

No programa, os convidados falam sobre o dia a dia de trabalho de um cientista e sobre como os resultados das pesquisas científicas podem se transformar em produtos que modificam a vida das pessoas. Um dos exemplos apresentados foi o setor da agricultura, que aumentou sua eficiência e produtividade nas últimas décadas devido ao desenvolvimento científico.

Outro aspecto debatido pelos convidados foi a importância da escola e das universidades no incentivo à pesquisa e à ciência, principalmente pelos jovens. A inciativa de professores que buscam tornar o ensino científico mais atraente, saindo do lugar comum das discussões teórica, foi muito elogiada.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.