sexta-feira, 20 de Março de 2015 13:52h

Circuito da Agricultura Familiar começa na próxima quinta-feira, em Grupiara, durante encontro de produtores do Minas Leite

Levar informações técnicas aos agricultores familiares, tendo como foco as questões de produtividade, gestão e mecanização do campo

Esse é o objetivo da primeira edição do Circuito da Agricultura Familiar, evento que vai percorrer de março a novembro, 13 municípios localizados na regional Patos de Patos, área de atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A iniciativa é da empresa pública mineira, em parceria com prefeituras e outras instituições públicas e privadas.

O início está agendado para o dia 26/03, no horário de 13 às 16h30, em Grupiara, município do Triângulo mineiro, durante o 3º Encontro de Produtores do Minas Leite de Grupiara e Região. A programação prevê a realização de um dia de campo para mostrar no formato de estações tecnológicas, temas como: manejo sustentável de pastagens; manejo da fertilidade do solo e nutrição da cultura do milho, silagem e pastagens; efeito da silagem no custo da produção do leite; e qualidade do leite.

Segundo o gerente regional de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins, em 2014, a empresa realizou reuniões com os extensionistas e parceiros para definir o número de municípios participantes deste ano. “Mas o objetivo é contemplar no prazo de dois anos, todos os demais que compõem a regional”, ponderou. No total, a regional atende 25 municípios. “Esta escolha teve como parâmetro, projetos destaques que as equipes locais têm desenvolvido e que precisam ser levados ao conhecimento de outros produtores”, explicou sobre os critérios que nortearam a escolha dos locais.

Nesta primeira edição do Circuito, além de Grupiara, estão agendados dias de campo nos municípios de Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, Iraí de Minas,Varjão de Minas, São Gotardo, Cruzeiro da Fortaleza, Arapuã, Lagamar, Patrocínio, Presidente Olegário e Douradoquara. Os temas serão de acordo com as características e necessidades de cada município e agricultores locais. “O dia de campo vai levar em conta as cadeias produtivas existentes”, informou Sérgio Glicério, acrescentando que a expectativa é movimentar dois mil agricultores em todo o evento.

Programa Minas Leite

Os dias de campo do Circuito da Agricultura Familiar serão realizados em propriedades rurais, acompanhadas pelos técnicos da Emater-MG, por meio do Programa Minas Leite. Na regional Patos de Minas, o programa acompanha 50 propriedades, em 16 municípios. Em Minas Gerais, o programa tem cerca de 1.160 propriedades cadastradas em 386 municípios.

Lembrando que o Minas Leite é um programa que investe na qualificação gerencial e técnica das propriedades, tendo em vista ganhos econômicos, sociais e ambientais. São priorizadas propriedades com produção de até 200 litros de leite por dia. Cada propriedade atendida pelo Minas Leite serve de modelo para outras dez propriedades vizinhas. O critério garante portanto, um efeito multiplicador das ações do programa.


Dia de Campo de Grupiara

3º Encontro de Produtores do Programa Minas Leite de Grupiara e Região

Local: Fazenda Boa Esperança

Data: 26/03/2015

Informações: Emater-MG de Grupiara – (34) 3844-1299

Programação

13h – Recepção/Inscrição
13h30 – Abertura
14h – Estações Tecnológicas
> Estação 1 – Manejo Sustentável de Pastagens (Emater-MG)
> Estação 2 – Manejo da Fertilidade do Solo e Nutrição da Cultura do Milho, Silagem e Pastagens (Terrena)
> Estação 3 – O Efeito da Silagem no Custo de Produção do Leite (Riber)
> Estação 4 - Qualidade do Leite (Funcamp)
16h30 – Encerramento

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.