sexta-feira, 26 de Junho de 2015 13:00h

Circuito Tela Verde promove consciência ecológica em Mateus Leme

Filmes, curtas e animações são novos aliados da Biblioteca Municipal para a mobilização social em torno da preservação do meio ambiente

Trinta estudantes participaram nesta quinta-feira, dia 25, da abertura do Circuito Tela Verde em Mateus Leme, uma iniciativa do Ministério do Ambiente em parceria com a Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira.

Através de filmes, curtas e animações o projeto propõe para os meses de junho, agosto e setembro o debate de temas relacionados à preservação dos recursos renováveis e ainda tem o objetivo de despertar a consciência ecológica em crianças, adolescentes e adultos.

A abertura foi com a exibição do filme “Há vida após o lixão?” e contou com a participação da coordenadora da Biblioteca, Maria Regina de Oliveira Alcântara, e de membros da Associação dos Amigos da Serra do Elefante (AASE) que conversaram com alunos convidados da Escola Estadual Elias Salomão sobre as ações preventivas que vão ajudar a cuidar do futuro do planeta.

Maria Regina destacou a importância do projeto. “Os filmes são provocativos e despertam o senso crítico dos espectadores logo após a sessão. As pessoas saem daqui mobilizadas e conscientes de sua missão social em contribuir com a preservação do meio ambiente”, analisou e completou.  “Se o projeto cumpre com a proposta de fazer as pessoas refletirem sobre seus hábitos e ainda desperta nelas o interesse de agir em prol da conservação da natureza, o resultado não poderia ser outro senão o compromisso das futuras gerações com o futuro do planeta”.

Membros da AASE defenderam a realização do Circuito Tela Verde em Mateus Leme. Marco Aurélio Alcântara Santos e Cleide Nilza Cândido conversaram com os estudantes e integraram os debates. Eles cobraram mais participação da sociedade nos projetos de defesa do meio ambiente. “A educação ambiental é o melhor caminho para a preservação do meio ambiente. Quando todos unirmos força em torno de um só objetivo vamos alcançar resultados satisfatórios e conviver com uma sociedade mais consciente de seus direitos e, sobretudo, deveres”, afirmaram.

Mais Circuito

O Circuito Tela Verde volta à Biblioteca em agosto, após o recesso escolar com a exibição de novos filmes e debates. Livros relacionados ao assunto também foram selecionados e estão à disposição da sociedade para empréstimo.

Em 2015 a Associação dos Amigos da Serra do Elefante será mais uma parceira do Circuito e promoverá a partir deste sábado, dia 27, a exibição de filme e debates. O primeiro encontro será na sede da AASE, que fica na rua Guaraciaba Passos, 528, no Centro. O telefone para mais informações é (31) 9775.5287. Todos estão convidados.

Para participar

A exibição dos filmes é gratuita. Todas as escolas são convidadas a participar, assim como toda a população. Para aderir ao Circuito Tela Verde basta se inscrever na sede da biblioteca, que fica na rua Funcionários, 23, Centro, e agendar a melhor data.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.