terça-feira, 2 de Dezembro de 2014 09:41h

CMRR e associações de catadores participam do projeto cenográfico de Natal da Praça da Assembleia

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos integra a oitava edição dos festejos natalinos promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Este ano, o projeto será marcado por uma novidade: o projeto cenográfico de decoração da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, é assinado pelo Instituto de Referência em Resíduos (IRR) em parceria com o CMRR e associações de catadores de materiais recicláveis. A iniciativa reforça o compromisso da ALMG com a sustentabilidade e a inclusão produtiva dos catadores.

No âmbito desse projeto, desenvolvido por um grupo de arquitetos e artistas plásticos, foi concebido também um presépio de Natal que será inaugurado pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro e o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O Natal da ALMG também terá uma Vila do Papai Noel e iluminação festiva do Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo.

"É com enorme alegria que a Assembleia de Minas se prepara para celebrar mais um Natal especial, ecoando votos de paz, fraternidade e união para os lares dos mineiros e mineiras em cada canto do Estado", disse o deputado Dinis Pinheiro. O parlamentar destaca a parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e a decoração natalina feita com material reciclável. "Assim é o Natal da Assembleia: alicerçado em princípios cristãos de abnegação e benevolência e buscando encantar o povo mineiro com o espírito de harmonia e comunhão típico do Natal".

A abertura das comemorações está marcada para esta quarta-feira (3/12), a partir das 18h, com a inauguração do presépio, seguida da tradicional Cantata de Natal.

Catadores comemoram três anos da Bolsa Reciclagem

Denominado “Natal Inclusivo, Natal Solidário”, o projeto, com curadoria de Eduardo Memória e coordenação de Cido Gonçalves, tem como marca a união institucional entre a ALMG, o CMRR, a Arquidiocese de Belo Horizonte e o IRR. Insere-se no âmbito das comemorações dos três anos da Bolsa Reciclagem, pagamento feito pelo poder público aos catadores de materiais recicláveis, como forma de incentivo pelo serviço ambiental prestado à sociedade (criado pela Lei 19.823, de 2011).

Os adereços para a decoração natalina foram produzidos na oficina “Reciclar – Natal 2014”, que funcionou na ALMG. Sob a coordenação do artista plástico Maurício Melo, catadores de material reciclável produziram bolas de Natal, esculturas e cilindros que comporão a decoração da Praça Carlos Chagas e do Palácio da Inconfidência.

Além de Maurício Melo, também participaram do projeto de decoração os artistas Oceano Cavalcante, Joanna Sanglard e Leo Piló. A concepção contou ainda com a participação dos artistas plásticos Matheus Romualdo e Louise Gans, que compuseram o núcleo de coordenação artística e técnica do projeto, sob orientação do arquiteto Eduardo Memória.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.