terça-feira, 24 de Novembro de 2015 12:20h

Codevasf participa de debate sobre revitalização do São Francisco na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participou nesta segunda-feira (23/11) do debate público “Velho Chico: transposição exige revitalização. Sem Minas não há salvação”, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participou nesta segunda-feira (23/11) do debate público “Velho Chico: transposição exige revitalização. Sem Minas não há salvação”, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte (MG). Mendes apresentou aos parlamentares as características do trabalho de revitalização realizado pela Codevasf na área da bacia do rio São Francisco situada em Minas e listou empreendimentos da Companhia na região – entre as obras citadas estão os sistemas de esgotamento sanitário de Lagoa da Prata e de São João do Pacuí.

As intervenções da Codevasf executadas em Minas Gerais entre 2007 e 2015 no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia do rio São Francisco somam investimentos de mais de R$ 570 milhões e estão relacionadas a controle de processos erosivos, sistemas de esgotamento sanitário e sistemas de abastecimento de água.

Na avaliação de Mendes, a importância de ações de revitalização tem sido reconhecida nacionalmente. "Há uma consciência no Congresso Nacional de que é preciso enfatizar as ações de revitalização no São Francisco. Essa articulação é do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, mas também de vários ministérios, das parcerias com prefeituras, das agências reguladoras e das organizações da entidade civil", afirmou.

Integração e revitalização

Participante do evento, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou durante o debate que o governo federal terminará o ano de 2015 com 107 dos 477 quilômetros das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco entregues. O projeto está com 81% de execução física – dados de outubro deste ano. A previsão de conclusão do Projeto está para entre dezembro de 2016 e o início de 2017.

Occhi também falou sobre as ações de revitalização do São Francisco. "O governo federal tem mesma preocupação e está agindo para recuperar o São Francisco e toda a bacia dos contribuintes do rio. A revitalização começou em 2007. É pouco tempo para revitalizar o que durante décadas foi degradado. Temos resultados importantes, mas ainda precisamos trabalhar incessantemente", avaliou o ministro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.