terça-feira, 30 de Agosto de 2016 12:45h Codevasf

Codevasf participa de seminário sobre exportações no Norte e Nordeste de Minas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das participantes do Seminário de Exportação e Infraestrutura para Transporte de Frutas, que acontece nesta terça-feira (30), no Centro de Eventos do município de Jaíba. O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Polo da Serra Geral, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), e seu órgão executor, o  Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

 

O principal objetivo do seminário é discutir a implantação de uma base viária para exportação de alimentos e artesanatos. A Codevasf participará do evento contribuindo com questões relacionadas ao fortalecimento da infraestrutura viária do Projeto Jaíba, localizado nos municípios de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia, em Minas Gerais.

 

De acordo com a Sedinor, somente no período de julho a setembro, a região do Projeto Jaíba exporta 8.640 toneladas de limão e manga. Para seguir para o mercado internacional, os produtos precisam ser deslocados até o Porto de Salvador, na Bahia, e para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

 

“A Sedinor convidou, para participar do evento, todos os órgãos que atuam na questão viária do projeto Jaíba. A atuação direta da Codevasf é tanto na questão hídrica da irrigação, como também na questão viária no projeto. Atualmente, estamos investindo, nesta questão viária, cerca de R$ 5 milhões”, disse o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues.

 

O superintendente também explica que “todo o esforço é para que a qualidade final da fruta seja melhor a cada dia, de forma a chegar em ótimas condições à mesa do consumidor”, ressalta.

O encontro reúne parceiros representantes de órgãos ligados à produção, empresários e produtores. Para mais informações, acesse: www.adeseg.org.br.

 

Programação

 

O seminário conta com apresentações da Receita Federal sobre regimes aduaneiros; das empresas áreas BH Airport e Azul;  da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), do Sebrae e da Fiemg sobre projeto de melhoria da infraestrutura viária.

 

Além disso, o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) e da Secretaria de Transporte e Obras Públicas (Setop), explanará sobre ações de infraestrutura (rodovias, ferrovias, hidrovia e aeroporto). A Codevasf e a Ruralminas finalizam o debate com apresentação sobre ações de infraestrutura interna.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.