quinta-feira, 16 de Julho de 2015 13:40h

Com a praça aberta, governador Fernando Pimentel comemora o Dia de Minas em Mariana

Evento homenageou 50 personalidades e teve como orador o ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias

Com a presença da população e a praça aberta ao povo, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, presidiu nesta quinta-feira (16/7) em Mariana a tradicional solenidade em comemoração ao Dia de Minas Gerais. Cinquenta personalidades foram condecoradas. Pelo menos 500 pessoas acompanharam a cerimônia.
Ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que foi o orador oficial da cerimônia, o governador saudou a presença do povo e afirmou estar emocionado em participar da festa, que celebrou os 319 anos do município, primeira capital do Estado. “Agora o povo governa Minas Gerais e constrói seu próprio destino”, disse o governador.
A festa, realizada na Praça Minas Gerais, começou com a chegada do governador, que passou em revista a tropa da Polícia Militar (PMMG). Depois da execução do Hino Nacional brasileiro pela banda da PM, ele assinou o ato de transferência simbólica da capital do Estado para Mariana.
Em seguida, o governador foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Especial, concedida pela Câmara Municipal de Mariana. A entrega foi feita pelo presidente da Casa, vereador Antônio Marcos de Freitas. Pimentel também recebeu de presente um quadro feito pelo artista Camaleão, morador da cidade.
Os 50 homenageados escolhidos para receber a medalha do Dia de Minas receberam a honraria das mãos do governador, do vice-governador Antônio Andrade e do prefeito de Mariana, Duarte Júnior.
A lista de agraciados este ano trouxe políticos, artistas, empresários, militares, médicos e jornalistas. Entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Adalclever Lopes, a defensora pública geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Helbert Carneiro, além do ministro Patrus Ananias e do vice-governador Antônio Andrade.
Também compareceram ao evento o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, além de secretários de Estado, deputados e vereadores. A cerimônia foi encerrada com um desfile cívico-militar.

Participação
O público presente comemorou a praça aberta à participação popular. O motorista Éder Silvério, que trabalha na cidade, elogiou a proximidade da população de Mariana com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“É muito importante a população estar perto da classe política do nosso Estado e que nos representa. Vim ver de perto o governador e, como cruzeirense, a homenagem ao goleiro do Cruzeiro, Fábio”, afirmou. O jogador de futebol foi um dos agraciados com a comenda do Dia de Minas, entregue pelo governador ao atleta.
O mesmo sentimento foi compartilhado pelo engenheiro Sandro Vieira. Segundo ele, o evento teve “caráter mais popular e garantiu o acesso à população”.
De acordo com a cuidadora de idosos Rosiane Xavier, este é um momento para relembrar a história de Minas Gerais e da primeira capital do Estado. Para ela, a praça aberta ao povo é uma maneira de prestigiar os moradores locais. “Hoje é o dia para todo mundo pensar na história, demonstrar respeito com todos os que já passaram por aqui e com os presentes”, disse. “Quando o acesso à praça não era barrado para a povo, eu vinha na cerimônia. Volto a esta praça me sentindo merecedora de estar aqui, enquanto cidadã de Mariana. Todos que aqui vivem e moram merecem participar”, acrescentou.
O ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, celebrou durante seu discurso o público presente na praça. “Quero saudar, em primeiro lugar, as pessoas presentes, porque, se nós estamos sentados aqui, expressamos um poder que vem de vocês. Vocês aqui expressam o povo e nós sabemos que, pela Constituição do Brasil, todo poder emana do povo e em seu nome, será exercido”, afirmou.
Já o prefeito de Mariana, Duarte Junior, relembrou a importância de, anualmente, reunir a população da cidade para relembrar a história do município. “Nos reunimos aqui, como fizemos nos últimos anos, para relembrarmos as origens. Aqui nos encontramos para reforçar nossos compromissos que temos com a população mineira. Não poderia existir lugar melhorar para comemorar o Dia de Minas”, afirmou o chefe do Executivo municipal. Ele ainda aproveitou para agradecer a presença do governador Fernando Pimentel e disse confiar na sua “sabedoria e experiência” para governar o Estado.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.