segunda-feira, 11 de Maio de 2015 09:53h

Começam hoje as inscrições para o processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar

Candidatos têm até 29 de maio para apresentar documentos; eleições serão em outubro

Foram abertas nesta segunda-feira, dia 11, as inscrições para o Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar de Mateus Leme, quatriênio 2016-2019. Os interessados devem preencher uma ficha, disponível na Secretaria Municipal de Assistência Social, e apresentar documentos exigidos pelo edital.

Para participar do processo de escolha o candidato deve cumprir alguns requisitos:

·         Ter disponibilidade exclusiva para o exercício da função de conselheiro tutelar

·         Ter idade superior a 21 anos

·         Residir em Mateus Leme há pelo menos um (01) ano (comprovados por contas de água, luz, telefone fixo ou título de eleitor)

·         Ter ensino médio completo (ou ter concluído o ensino médio até a data de posse)

·         Estar em pleno gozo dos direitos políticos e eleitorais

·         Não ter sofrido penalidade de perda de mandato de conselheiro tutelar

·         Comprovar experiência de atuação em atividades ligadas à promoção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente e,

·         No caso de candidatos do sexo masculino, apresentar quitação com as obrigações militar

Para validar as inscrições, o candidato também tem que apresentar a carteira de identidade, uma certidão de antecedentes cíveis e criminais, expedido pela Justiça Estadual, e atestado de antecedentes “nada consta” fornecido pela Secretaria de segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

As inscrições poderão ser feitas até às 15 horas do dia 29 de maio (sexta-feira), somente na Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na avenida Getúlio Vargas, 79, Centro de Mateus Leme.

O processo de escolha será realizado em quatro etapas, sendo o ato de inscrição a primeira delas. Os candidatos também terão de ser aprovados em exame de conhecimento específico (prova de múltipla escolha e uma redação) e em avaliação psicológica.

Por fim, será feita a votação, prevista para o mês de outubro com os candidatos aprovados nas etapas anteriores. Têm direito ao votar todos os cidadãos maiores de 16 anos e inscritos como eleitores no município de Mateus Leme.

Acesse o edital com todas as informações referentes ao Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar, clicando no link http://www.mateusleme.mg.gov.br/uploads/Edital%20Processo%20Escolha%20Conselho%20Tutelar%202015.pdf

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.