quarta-feira, 24 de Setembro de 2014 04:54h

Comissão demanda equipamentos para atletas com deficiência

Estrutura do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG para atender ao público foi verificada em visita nesta terça (23).

Um pedido de providências para a aquisição de equipamentos específicos para o treino de atletas com deficiência no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse foi um dos requerimentos que a deputada Liza Prado (Pros), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), anunciou que irá apresentar. O anúncio foi feito durante visita da comissão ao CTE, nesta terça-feira (23/9/14). O espaço é uma parceria entre a universidade e o Governo do Estado.

Outro requerimento que a parlamentar disse que apresentará é um pedido de providências para adequação dos vasos sanitários dos banheiros do CTE, que têm abertura frontal. Apesar de não haver uma norma que tenha esse tipo de especificação, a deputada explicou que esses vasos não são os mais adequados às pessoas com deficiência, uma vez que podem machucá-las. Liza Prado também ressaltou que fará um terceiro requerimento com pedido de informações sobre os requisitos de acessibilidade do projeto do centro.

“É uma obra muito importante para todos os atletas que podem aproveitar diversas modalidades de treinamento. É uma estrutura de primeiro mundo”, salientou a deputada.

De acordo com o diretor do CTE, Bruno Pena Couto, o centro foi concebido para ser um local de treinamento de atletas em 11 modalidades: atletismo, natação, polo aquático, nado sincronizado, handebol, vôlei, basquete, ginástica artística, ginástica rítmica, judô e taekwondo. É uma estrutura, segundo o diretor, que poderá ser usada também por atletas com deficiência. “O prédio é todo acessível: elevadores, banheiros e rampas”, contou. Para a utilização do espaço por pessoas com deficiência, o diretor explicou que serão necessários alguns equipamentos específicos dependendo da modalidade na qual haverá o treinamento. Ele acrescentou que o local receberá a equipe britânica paraolímpica que vai se preparar para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.