terça-feira, 3 de Maio de 2011 13:52h Assessoria de Comunicaç?o ALMG

Comissão ouve prefeitos do interior sobre reforma política

Para debater a reforma política em discussão no Congresso Nacional, a Comissão Extraordinária de Reforma Política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reúne na próxima terça-feira (3/5/11) com prefeitos de municípios do interior do Estado. A reunião será às 16 horas, no Plenarinho IV.

 

Entre os convidados está o presidente eleito da Associação Mineira de Municípios, Angelo Roncalli, prefeito de São Gonçalo do Pará (Centro-Oeste). Também foram convidados os prefeitos de Uberlândia (Triângulo), Odelmo Leão; de Uberaba (Triângulo), Anderson Adauto; de Juiz de Fora (Zona da Mata), Custódio de Matos; de Poços de Caldas (Sul), Paulo Cesar Silva, e de Governador Valadares (Rio Doce), Elisa Costa.

 

Este é o sétimo encontro da comissão, desde a sua criação, no princípio de março. Em cada encontro, os parlamentares buscam colher sugestões e opiniões sobre a reforma política com diferentes segmentos da sociedade. Até agora, além das lideranças da Casa, já foram ouvidos parlamentares federais, ex-governadores, representantes de entidades da sociedade civil e jornalistas especializados.

 

A última reunião, no dia 25 de abril, contou com a participação do deputado federal e presidente do PSDB-MG, Marcus Pestana, e do ex-ministro e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda (PT). Eles apresentaram duas diferentes propostas de alteração dos sistemas eleitoral e partidário. Membro da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Pestana defendeu a adoção, no Brasil, do modelo distrital misto. Nilmário, que integra a comissão interna do PT que discute a reforma, afirmou que o partido discute um sistema proporcional misto, com uma lista flexível de candidatos.

 

Audiência pública - No próximo dia 23, a Comissão Especial de Reforma Política da Câmara Federal vai realizar audiência pública na sede do Parlamento mineiro. A reunião faz parte de um conjunto de seis audiências que a Comissão da Câmara Federal vai promover em diferentes estados. Integrantes da Comissão Extraordinária da Assembleia de Minas também estiveram em Brasília, no último dia 26, onde participaram de debate com a Comissão Especial da Câmara. Estavam presentes deputados de vários estados, além de vereadores. O objetivo da reunião em Brasília foi definir os trabalhos e os cronogramas das audiências públicas que a Câmara Federal irá realizar.

 

O coordenador da comissão da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), destaca a importância da discussão que vem sendo travada pela comissão mineira e da sua articulação com os diversos segmentos sociais. "O debate em Minas está sendo feito de modo amplo e democrático, envolvendo toda a sociedade", avalia.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.