quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014 06:48h Atualizado em 16 de Janeiro de 2014 às 06:54h.

Concessão de naturalizações no Brasil registra segundo melhor desempenho

As concessões de naturalização a estrangeiros feitas pelo Ministério da Justiça (MJ) chegaram a 1.587 em 2013. O número de pedidos deferidos pelo Departamento de Estrangeiros se aproximou do recorde registrado em 2010, quando foram registradas 2.116 naturalizações.

O aumento é justificado pela desburocratização dos pedidos e da própria análise do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), setor vinculado ao MJ e que analisa solicitações de estrangeiros.

O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, reforçou que a naturalização é o instrumento de preferência para regularização no país, pois sinaliza o ânimo de permanência.

“Desburocratizamos as exigências para que sejam mais factíveis aos que aspiram ter o Brasil como um novo lar. Passamos a interpretar a naturalização conforme a Constituição", comentou Paulo Abrão.

O site do MJ explica os tipos de naturalização e quais os procedimentos que o estrangeiro deve adotar até obter o certificado com a nacionalidade brasileira.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.