quarta-feira, 31 de Julho de 2013 10:55h

Conferência do Meio Ambiente discute os resíduos em Itaúna

Na quarta-feira, 24/07, aconteceu no Espaço Cultural a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que teve como tema o debate sobre a gestão dos resíduos sólidos em Itaúna. O encontro se estendeu das 9 horas às 17 horas, quando foram eleitos os delegados

Na quarta-feira, 24/07, aconteceu no Espaço Cultural a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que teve como tema o debate sobre a gestão dos resíduos sólidos em Itaúna. O encontro se estendeu das 9 horas às 17 horas, quando foram eleitos os delegados itaunenses para a Conferência Estadual, além de recolhimento de propostas para solução de problemas ambientais locais. O evento teve público aproximado de 80 pessoas – dentre elas, vereadores, representantes do Sicoob, do CDE, profissionais liberais e empresas do setor ambiental.

O encontro foi aberto com a participação do vice-prefeito, Antônio de Miranda; da Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Helena Carla Britto Pimentel; das palestrantes Dra. Zuleika Stela Chiacchio Torquetti, presidente da FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente; Janice Carvalho, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (representando José Aparecido Gonçalves); Madalena Duarte, da Coopert; e Silene Fernandes, coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade da Construtora Caparaó. Compuseram ainda a mesa o Presidente da Câmara, Alex Artur (Lequinho) e Lívia Cristina Ferreira, do INSEA. Marcaram presença no encontro os vereadores Hélio Machado, Pastor Gil, Antônio José de Faria (Tonho da Lua), Léo Bala, Edinho de Santanense, Lucinho e Hudson Bernardes. Presentes também o Secretário de Assistência Social, Raimundo Bernardes; e o Diretor Geral do SAAE, Marcos Ferreira.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos

A primeira palestra do dia foi da presidente da FEAM, Dra. Zuleika Stela Chiacchio Torquetti, que falou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em seguida, falou a representante do CMRR, Janice Carvalho, com o tema “Articulação Lixo e Cidadania no Contexto das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos”. No período da tarde falaram a Coordenadora do Setor de Qualidade da Construtora Caparaó, engenheira Silene Fernandes e a representante da Coopert, Madalena Duarte. Silene Fernandes falou sobre os resíduos da construção civil e Madalena Duarte apresentou os números relativos à coleta seletiva de Itaúna, referência para o Brasil.

Delegados e propostas

Dando continuidade ao encontro foram escolhidos os delegados itaunenses para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para o final de agosto em elo Horizonte. Foram eleitos delegados: Gilmar Barbosa e Sônia Maria Fonseca, pelo setor público; Maria Madalena Duarte e Marcelo Alves de Souza, pelo setor de Ongs/Entidades; Varlei Marra, Adriana Custódio da Silva, Thiago Joel Estevam Damazio e Nilcelena Ferreira dos Santos, pela Sociedade Civil.

Também foram recolhidas as propostas que Itaúna defenderá em Belo Horizonte, na Conferência Estadual do Meio Ambiente e propostas para a busca de soluções para a questão dos resíduos em Itaúna (todas as propostas serão publicadas no site da Prefeitura de Itaúna www.itauna.mg.gov.br). Na ocasião também foram respondidos questionários elaborados pela comissão que está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico, além de ter sido feito o chamamento para a reconstituição do Fórum Municipal Permanente Lixo e Cidadania de Itaúna.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.