quarta-feira, 23 de Dezembro de 2015 11:12h

Confira dicas da Copasa para o consumo consciente da água neste final de ano

Ações de Governo e começo da estação chuvosa vão melhorar os níveis dos reservatórios, mas todos devem manter o alerta

O Governo de Minas Gerais deu início, nesta segunda-feira (21/12), à captação de água no Rio Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é bombear água do Rio Paraopeba para poupar a água dos reservatórios no período seco. Trata-se de uma ação fundamental, que vai garantir o abastecimento da RMBH por, pelo menos, 20 anos.
O período chuvoso ajuda a melhorar um pouco o cenário. Mas mesmo com ações de Governo e o favorecimento climático do verão, manter a vigilância é necessário. E para isso, continuar praticando o consumo consciente, em qualquer condição, em todos os períodos do ano. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) listou algumas dicas simples de economia para ajudar a você a manter-se atento ao uso da água mesmo no período de festas e férias.

A cozinha é um lugar na casa que fica muito sujo por causa das ceias natalinas ou celebrações pelo ano que entra. Na hora de cozinhar e lavar ratos, tabuleiros com gordura e forno redobre a atenção. A roupa suja, panos encardidos e peças delicadas também complicam a lavagem. 

 

 

Monitore seu consumo e veja onde ele pode ser ainda mais reduzido
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) disponibiliza também na internet um link para a Calculadora do Consumo de Água. Nesse aplicativo, o consumidor pode calcular, de acordo com suas próprias informações, o quanto de água está consumindo em sua casa.
Para isso, é preciso responder algumas perguntas a respeito de diversas maneiras de como é feito consumo de água em sua casa. Por exemplo: quanto tempo você gasta  no banho, quantas vezes por dia você lava a sua mão, quantas vezes você escova os dentes e se deixa a torneira aberta enquanto isso, quantas vezes por mês você lava o seu carro, se lava o quintal usando mangueira, entre outras questões.
Depois de respondidas as perguntas, é calculado quantos litros de água você gasta por dia e se sua faixa de consumo é considerada ótima, muito boa, boa, razoável, ruim ou péssima. Em seguida, é apresentado também qual o consumo mensal da sua residência e também qual o setor da casa em que você mais está consumindo água.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.