segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016 12:48h Atualizado em 15 de Fevereiro de 2016 às 12:50h. Agência Minas

Consulta às informações do IPVA já é uma das funcionalidades disponíveis no aplicativo MG App

Escala de vencimento da segunda parcela do imposto tem início nesta segunda-feira (15/2), para veículos com finais de placa 1 e 2

Mais de 7,5 mil downloads e instalações nas plataformas Android (5.465) iOS (2.084) para dispositivos móveis. Este foi o resultado de estreia do aplicativo gratuito MG App, recém-lançado pelo Governo de Minas Gerais. Estes números foram alcançados em apenas 20 dias – o que demonstra o interesse do cidadão mineiro na nova ferramenta de serviços do governo. Além disso, o aplicativo, agora também disponível para o sistema Windows Phone, está com nota próxima do índice máximo de satisfação dos usuários das primeiras plataformas a liberar o aplicativo (a classificação comum aos sistemas varia de 1 a 5 pontos): 4,5 na loja Google Play e classificação +4 na Apple Store. Os dados consideram o período de 6 a 27 de janeiro.

Se o cenário já foi promissor em menos de um mês de atividade, a expectativa, neste momento, é a de ainda mais usuários e downloads a partir das frequentes atualizações e versões para os dispositivos. Como novidade mais recente, o aplicativo agregou a consulta às informações do IPVA, na seção ‘Veículos e Condutores’. Inclusive, proprietários de veículos podem consultar os dados da segunda parcela do imposto, que teve a escala de pagamento iniciada, nesta segunda-feira (15/2), para veículos com finais de placa 1 e 2.

"Estamos transformando o MG App em uma porta única de entrada para os serviços da administração estadual", aponta o superintendente de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz. Além disso, destaca o superintendente, o trabalho tem sido feito para “juntar e incorporar cada vez mais serviços em um mesmo eixo temático. No caso de ‘Veículos e Condutores’, por exemplo, estão agregados serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) e da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF)".

 

 

Consulta

Após autenticar o acesso no MG App, o usuário deve clicar no menu superior (três linhas brancas horizontais), selecionar ‘Veículos e Condutores’ e, em seguida, a opção ‘Consulta IPVA’. Então, a partir do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), torna-se possível verificar dados como marca/modelo do veículo, placa, município, além de informações sobre a situação do seguro (pago ou não), situação do veículo e data de licenciamento. No caso de pagamento parcelado, o usuário pode clicar, mais abaixo, no ano de 2016, e conferir as datas e valores do parcelamento.

 

 


Mais novidades

Para este ano, nas próximas atualizações e versões, a equipe pretende acrescentar ainda mais opções. "Está prevista, para fevereiro, a entrada da funcionalidade de consulta ao tempo de atendimento dos principais serviços nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs)", pontua Diniz. Atualmente, o cidadão já consegue pesquisar a localização, telefones e horário de atendimento das unidades (UAIs, delegacias, escolas) nas cidades mineiras. Em futuras versões, será possível, ainda, o agendamento de serviços das UAIs, como emissão de carteira de identidade, entrada no seguro desemprego, agendamento de doação de sangue, entre outros.

"Em 2016, também temos no planejamento a inclusão do serviço da Delegacia Virtual, principalmente o registro de ocorrência de 'Acidente de Trânsito sem Vítima'. E, ainda no primeiro semestre, a Caixa Postal Notificadora", elenca o superintendente. "Nesta última, o cidadão poderá receber, a partir do aplicativo, notificações do Detran/MG, tais como multas, autuações e lembrete para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)", contextualiza.

Para o diretor Central dos Canais de Atendimento Eletrônico, Damião José Rodrigues da Rocha, esse tipo de serviço traz maior rapidez no atendimento. “A realização de um serviço pela web evita que o cidadão tenha que se deslocar até uma unidade para o atendimento presencial.” Segundo Damião, o Governo continua trabalhando para melhorar ainda mais a prestação de serviços à sociedade. “É de extrema importância o trabalho que vem sendo feito pelas equipes da Superintendência Central de Gestão Eletrônica (SCGE) e pelas unidades de Atendimento Integrado (UAI) a fim de identificar que serviços podem ser aperfeiçoados para que se consiga ter sua completa disponibilização na web ou no autoatendimento, possibilitando a redução de custos”, complementa.

 

 


MG App

O MG App é um aplicativo inédito, lançado pelo Governo do Estado em 6 de janeiro, com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais em celulares e outros dispositivos móveis. Para os servidores públicos do Estado, uma importante ferramenta é o acesso ao contracheque.

A todos os cidadãos mineiros, além das opções relacionadas a veículos e condutores (Pontuação do Condutor, Processo Administrativo de Trânsito, Situação do Veículo, etc.), também estão ativos serviços relacionados à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). São exemplos: segunda via de contas, histórico de faturamento ou consumo, informe de leitura, entre outras opções.

O sistema é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.