segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012 14:19h Agência Minas

Copasa atende a solicitação da Arsae-MG e inicia serviço telefônico gratuito

Atendendo a uma resolução normativa da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), a Copasa deu início à primeira etapa de implantação do atendimento telefônico gratuito à população, 24 horas por dia, todos os dias do ano. A medida foi determinada na resolução normativa nº 003/2010.

Até dezembro de 2011, o telefone 115 – serviço tarifado da Copasa para atendimento à população – recebia uma média de 5,5 mil ligações por dia. Com a nova forma de atendimento determinada pela agência reguladora, a empresa acredita que esse número de atendimentos diários terá um aumento expressivo.

Até o final de 2012 o projeto estará concluído e todos os municípios mineiros atendidos pela Copasa e pela Copanor estarão integrados à nova central de atendimento e terão acesso ao serviço telefônico gratuito, 24 horas por dia, para a solução de problemas comerciais e operacionais.

Os municípios beneficiados nessa primeira etapa de implantação do serviço são Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Timóteo e Montes Claros, com cerca de 5,5 milhões de consumidores beneficiados, representando 40% da população atendida pela Copasa no Estado.

O novo serviço decorre de entendimentos entre a agência reguladora e a Copasa durante o ano de 2011 e será implantado em três etapas. A Arsae-MG será permanentemente informada sobre a evolução do projeto para que a sua equipe técnica possa fazer o acompanhamento do processo de implantação e dos custos de cada etapa.

De acordo com a agência, a implantação em etapas se deve ao grande número de municípios atendidos pela Copasa, à dimensão territorial do Estado e à necessidade de adequação operacional junto às empresas de telefonia, bem como de readaptação dos sistemas de informática da Copasa e da Copanor em suas localidades de abrangência.

Segundo o diretor-geral da autarquia, Antonio A. Caram Filho, “a Arsae-MG tem como prioridade a defesa dos interesses dos consumidores, especialmente os de baixa renda”. O consumidor poder ligar para a Copasa gratuitamente. É uma conquista da agência reguladora. Também no reajuste das tarifas da Copasa e Copanor em 2011, na revisão tarifária feita em Passos e na revisão em andamento em Itabira, há grandes conquistas para os usuários de menor consumo que são, quase sempre, os de menor renda. Outros benefícios voltados para os usuários dos serviços de água e esgoto regulados pela Arsae-MG estão em estudo”, afirmou.

Cronograma

O cronograma estabelecido pela Arsae-MG para a Copasa e Copanor teve início em 2 de janeiro deste ano, disponibilizando o atendimento telefônico gratuito para 12 municípios, cuja população representa 40% do total de consumidores atendidos pela Copasa com serviços de água e esgoto. Isso significa que 5,5 milhões de habitantes passarão a utilizar o novo serviço de atendimento.

Na segunda etapa, que está prevista para entrar em funcionamento no mês de agosto deste ano, a Copasa implantará o serviço gratuito de telefonia para mais 27 localidades ou sedes distritais, que representam 17% da população atendida pela companhia, acrescentando mais 2,3 milhões de habitantes ao sistema e elevando o atendimento a cerca de 60% da população atendida pela Copasa.

Até dezembro de 2012, os demais municípios e localidades atendidos pela Copasa e pela Copanor – em um total de 6 milhões de habitantes, o que representam 43% da população atendida – terão o acesso telefônico gratuito.

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